Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quarta - 17 de Maio de 2023 às 04:27
Por: Graci Ourives de Miranda

    Imprimir


Os profissionais da saúde, sob o cenário humanístico, sempre resgatam vidas sem medir esforços. Nenhum obstáculo detém o excelente profissional.

As dificuldades que alguns servidores sofrem e enfrentam estão expressas na “Decisão” de 15/03/2023 em que diz “STJ nega pedido para suspender intervenção decretada pelo TJMT na saúde de Cuiabá.”

Os recordistas do bem: médicos, enfermeiros, técnicos e outros não abandonam a função de: vamos viver. Louvável atitude! As ações de dignidade/humanização nas funções de profissionais da saúde se fazem sempre presente.

Há salvadores de vidas que, quando adentram no local de trabalho independentemente de estar em um hospital: público ou privado, os olhos/paciente brilham. Segundo o poeta norte americano Edgar Allan Poe, apontou a importância do olhar: “Os olhos representam nosso humor, afeto, atenção e têm sua própria voz”.



A alegria no olhar do paciente quando sente a presença dos geradores de esperança, leva-nos a refletir

Enquanto a Bíblia diz “os olhos e ouvidos são janela da alma”. Creiamos que, os olhos são reflexos dos nossos sentimentos . Há necessidade de valorizar os profissionais de saúde, estes remetem olhares iluminadores da recuperação no cotidiano da sociedade.

A alegria no olhar do paciente quando sente a presença dos geradores de esperança, leva-nos a refletir: ‘logo estarei bem’. Confiança e responsabilidade é cristalina na postura do profissional da saúde.

Há excelentes profissionais na área. Citando como exemplo de postura humanística/ética a ser seguido: Doutor Luciano Correa Ribeiro, com seus pares, os especialistas da saúde utilizam o domínio do saber e inserção tecnológicos para gerar esperanças de vida/fé nos pacientes.

A inclusão da prática humanística, na área, cristaliza-se de forma institucionalizada, assim pontua o Art. 12, da Resolução número 04/2001, inciso-III, diz: “[...] dimensões éticas e humanísticas, desenvolvendo no aluno atitudes e valores orientados para a cidadania.” Isto, evidencia ampla visão de primeiro mundo quando identificamos no olhar do profissional o afã de compartilhar a alegria do paciente de sentir-se curado.

Celeridade poderes para valorizar profissionais da saúde.

GRACI OURIVES DE MIRANDA é professora e escritora.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5289/visualizar/