Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Terça - 23 de Maio de 2023 às 04:22
Por: Nathalia Cordeiro

    Imprimir


Fim de chuva, as colheitadeiras já estão na roça e assim o produtor do estado de Mato Grosso segue esperançoso e confiante para mais uma colheita de milho.

Esse ano, o plantio do milho deu início no mês de janeiro e grande parte dos produtores do norte do estado esperam que essa seja mais uma safra de sucesso.

Milho plantado na hora certa, chuva correspondendo ao esperado, alguns já seguem colhendo, outros, só aguardando o mês de junho.

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso – INDEA, já informou que o período do vazio sanitário da soja acontecerá do dia 15 de junho a 15 de setembro de 2023. Nesses 90 dias, fica proibido o plantio de soja, com intuito de evitar a multiplicação da ferrugem asiática causada por fungos.



O vazio sanitário decorre de uma lei estadual e que o órgão agropecuário usa de estratégia específica de fiscalização para cada município, no que tange ao número de propriedades rurais que cada um possui

O motivo principal da minha opinião é levar aos produtores do Estado de Mato Grosso, que o vazio sanitário decorre de uma lei estadual e que o órgão agropecuário usa de estratégia específica de fiscalização para cada município, no que tange ao número de propriedades rurais que cada um possui.

Vale ressaltar ainda que, o produtor que descumprir a medida fitossanitária fica sujeito à multa e a realização de destruição das plantas vivas de soja.

Amigos, o foco da fiscalização do INDEA neste período, é tão somente, verificar a presença de plantas vivas de soja no interior de cada propriedade e se essas plantas estão ou não com sintomas de ferrugem asiática.

No mais, serão vistoriados os talhões, os defensivos e possíveis irregularidades ambientais.

Posto isto, desejo uma boa colheita a todos.

Nathalia Cordeiro é Especializada em Direito Agrário e Agronegócios pela Escola Superior de Direito – Proordem – GO.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5300/visualizar/