Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 22 de Setembro de 2023 às 04:33
Por: Francisney Liberato

    Imprimir


Você já parou para pensar que ao nosso redor, infelizmente, encontramos mais pessoas apontando o dedo para nós, tentando encontrar falhas sobre nós, inventando mentiras a nosso respeito, do que pessoas dispostas a nos ajudar e/ou apontar alguma qualidade nossa? Os seres humanos são assim, infelizmente.

Têm indivíduos que se colocam acima ou no mesmo nível da lei, como se fossem guardiões dela. É muito fácil se colocar na posição de acusador e querer decidir a vida das pessoas.

Se até no sistema jurídico brasileiro existe a separação entre o órgão acusador e o poder julgador, por que na vida pessoal deve ser diferente? Existe uma razão para que haja a separação entre essas funções, que é a de preservar a independência técnica e a imparcialidade, para termos a aplicação da justiça corretamente.

No texto da reflexão, nos referimos à história de uma mulher apanhada em adultério, registrada no livro de João capítulo 8.


A audácia daqueles homens era tão grande que o texto cita que eles, ao levarem a mulher, interromperam a aula que estava sendo ministrada por Jesus Cristo: “De madrugada ele voltou ao pátio do Templo, e o povo se reuniu em volta Dele. Jesus estava sentado, ensinando a todos”.

Esses mestres da lei eram tão inconvenientes; eles não respeitavam nem a Jesus Cristo e nem o consideravam como o Messias. Estavam sempre à procura de alguma prova para condená-lo e matá-lo.

Aqui vai uma grande lição para nós a respeito do tipo de pessoa que age de forma sorrateira: nem sempre os que estão próximos a nós ou aqueles que nos confidenciam as suas vidas são pessoas confiáveis. Às vezes, estão mais preocupados em captar informações e levar a mensagem distorcida para os outros, ou seja, manchar a nossa reputação.

Observe bem a artimanha daqueles homens que não respeitavam Jesus Cristo; eles queriam acabar com a vida dEle. Eram homens que se achavam especiais ou mais santos do que os demais daquela época; os “observadores e cuidadores da lei”.

Quando as pessoas dizem que estão no mesmo nível ou acima da lei, ocorre o que aconteceu com aqueles homens, que estavam tão cegos e fanáticos que nem respeitaram e muito menos reconheceram o verdadeiro salvador deste mundo.

Geralmente, no caso de quem aprecia acusar, criticar e julgar o outro, é comum que o problema esteja com ele e não com a outra pessoa. Mas, por não conseguir dominar a sua vida, é preferível transferir esse encargo ao próximo.

Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo.

Na história, é evidente que a mulher cometeu ato de adultério, que é contrário à lei moral. Na época ela deveria ser condenada. Porém, Jesus mostrou àqueles homens que a mulher não cometeu adultério sozinha e que teve a participação de pelo menos um homem.

Perceba que tínhamos um grupo de homens que queriam apenas acusar e condenar aquela mulher, e, ao mesmo tempo, condenar a Cristo. Ainda bem que o Mestre os chamou para uma reflexão de suas vidas, para entender que o pecado ocorrido tivera a participação de um homem, que também era pecador igualmente à mulher. Na época, a sociedade era extremamente machista.

Além de tudo isso, é impossível não imaginar o constrangimento que aquela mulher sofreu em meio à multidão, diante dos professores da lei, da sociedade de modo geral, de seus conhecidos e dos seus amigos. Ela foi exposta e humilhada.

Jamais devemos ter a mesma atitude daqueles homens. Se há pecado, falhas e a quebra da lei, que o caso seja conduzido de forma sigilosa, discreta e respeitosa por quem cabe julgar.

Que bom é saber que existe um Deus que pode nos dar um novo sentido à vida. Que bom saber que somente Ele pode nos acusar e condenar. Nem mesmo nós devemos nos autocondenar e ter sentimento de culpa, pois isso destrói a nossa paz. Que possamos entregar as nossas vidas nas mãos daquEle que tudo pode e que tudo faz para nos salvar.

Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5556/visualizar/