Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sábado - 04 de Novembro de 2023 às 03:26
Por: João Lombardi

    Imprimir


O exercício é reconhecidamente uma das ferramentas de tratamento e prevenção de alguns tipos de câncer, entre eles, o câncer de próstata. São vários efeitos positivos. O exercício regular, de intensidade moderada a vigorosa, e de forma consistente, está associado a um risco reduzido de desenvolver câncer de próstata, tema da campanha Novembro Azul.



Acredita-se que por regular os níveis hormonais, melhorar a função imunológica e diminuir a inflamação, contribuindo para um menor risco de desenvolver câncer. Já para indivíduos com diagnóstico de câncer de próstata, o exercício pode ser benéfico durante o tratamento, diminuindo alguns dos efeitos colaterais do tratamento, como fadiga, redução da massa muscular e diminuição da condição física, além de preservar a saúde óssea e o bem-estar físico e mental geral. Não menos importante, há melhora significativa na qualidade de vida dos sobreviventes do câncer de próstata.



As recomendações de exercícios para pessoas com câncer de próstata incluem exercícios aeróbicos como caminhada, corrida, ciclismo e natação, visando melhorar a saúde cardiovascular, o condicionamento físico geral e níveis de energia, assim como os treinos de força usando peso corporal, elástico, halteres e anilhas, para ajudar a manter a massa muscular, a densidade óssea e a força geral. Também é importante exercícios de flexibilidade com alongamentos para trabalhar o equilíbrio e preservar a mobilidade geral



É fundamental que os pacientes que já tem o diagnóstico de câncer de próstata consultem seus médicos antes de iniciar qualquer regime de exercícios, pois a intensidade, duração, frequência e até o tipo vão variar em diferentes estágios e etapas do tratamento e é prescrito individualmente caso a caso, pois são adaptados à condição de saúde e ao plano de terapêutico específicos de cada paciente. Em casos de efeitos colaterais, é importante cessar o treino no momento e procurar o médico imediatamente.



O objetivo geral é que o treinamento físico seja parte da rotina e agradável, levando em consideração o estado de saúde e preferências individuais. Por fim, combinar exercícios com uma dieta balanceada, sono de qualidade e boa hidratação melhoram ainda mais a saúde geral e o bem-estar dos indivíduos durante e após o tratamento de câncer de próstata. Vale lembrar mais uma vez que ser fisicamente ativo diminui as chances de ter câncer de próstata ao longo da sua vida!

Dr. João Lombardi é médico do exercício e do esporte pela Unifesp, Pós em fisiologia do exercício e metabolismo pela USP de Ribeirão Preto, mestrando pela UFMT, diretor do Instituto Lombardi, médico do Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio, médico assistente do Comitê Paralímpico Brasileiro.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5637/visualizar/