Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sábado - 18 de Novembro de 2023 às 03:14
Por: Max Lima

    Imprimir


Pois é. Segundo especialistas, estar amando ou estar apaixonado aumenta a imunidade, diminui o stress e a ansiedade e pode até ajudar na cura de doenças.

Tudo isso devido aos hormônios que circulam no organismo que provocam o aumento nos batimentos cardíacos.
O benefício é tão poderoso que pode ainda reduzir infartos e diminuir derrames, tamanha a sua influência nesse sistema.
Além desses benefícios físicos que têm efeitos imediatos, estar em uma relação estável pode ajudar a sua circulação de outras formas. Um relacionamento maduro estimula os parceiros a se cuidar melhor e a estar em dia com a saúde.
Segundo um estudo realizado pelo Hamad Medical Corporation – Heart Hospital, de Boston, nos EUA e divulgado na revista Clinical Investigation, homens e mulheres viúvos ou solteiros acima dos 60 anos possuem grave risco de passarem por algum problema cardíaco.



Quando a pessoa é casada ou tem um relacionamento estável leva homens e mulheres a adotarem hábitos mais saudáveis. Entre os homens solteiros a probabilidade de tabagismo é 16% maior.



Na prática, a ligação entre saúde do coração e relacionamento está relacionada com a solidão. Pessoas solitárias possuem maior tendência à depressão e a outros transtornos psicológicos que diminuem a modulação cardíaca podendo gerar morte súbita em indivíduos propensos, por causar arritmias malignas e infarto.
.
Ainda há outra pesquisa da Universidade Católica de Brasília, que reforça que o amor traz benefícios para o coração.



O trabalho mostrou que homens com mais de 60 anos e solteiros possuem risco de 61% a mais de morrerem do que os casados. Para as mulheres, as viúvas possuem probabilidade 82% maior de morrerem e as solteiras 35%, se comparadas com as casadas ou em relacionamento estável. De acordo com o levantamento, um dos fatores pode ser o de que pessoas em um relacionamento estável teriam uma saúde melhor. Já que o apoio do parceiro é fundamental para garantir bons hábitos de vida e reduzir as chances de sofrer problemas cardiovasculares.



Os benefícios são todos agregados com o relacionamento estável e a parte sexual dentro do relacionamento. Visto que a atividade sexual regular traz uma série de benefícios, como redução dos riscos de doenças cardíacas, alivia o estresse, melhora o sistema imunológico e ainda colabora no combate a infecções.



Só que o sexo, em relacionamento extraconjugal, não é boa para o coração porque pode favorecer eventos isquêmicos. Tem adrenalina, mas tem muito stress, o que é péssimo para o coração.




Max Lima é médico especialista em cardiologia e terapia intensiva, conselheiro do CFM, médico do corpo clínico do hospital israelita Albert Einstein, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia de Mato Grosso (SBCMT), Médico Cardiologista do Heart Team Ecardio no Hospital Amecor e na Clínica Vida , Saúde e Diagnóstico. CRMT 6194



Email: Maxlimacardiologia@gmail.com



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5662/visualizar/