Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Terça - 19 de Dezembro de 2023 às 15:16
Por: Davi Vittorazzi/Mídia News

    Imprimir


Mato Grosso tem 17 cidades na lista dos 100 maiores PIB (Produto Interno Bruto) per capita do Brasil. Os dados são de IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em referência a 2021, e foram divulgados na última sexta-feira (15). Saiba quais são os municípios.

Foto Agro MTSetor do agropecuária cidades de MT ter bom desempenho. (Foto: Christiano Antonucci | Secom-MT)

O PIB per capita é o valor médio agregado por indivíduo, dos bens e serviços finais produzidos numa determinada região, no ano considerado.

Os maiores valores do PIB per capita, em 2021, pertencem aos grandes Centros Urbanos do Centro-Sul, e, ainda a algumas regiões em que ocorre a combinação de atividade Agropecuária significativa e pequena população, como a borda sul da Amazônia Legal, na região central de Mato Grosso.

Maiores PIB per capita de MT

As cidades com maiores PIB per capita do estado são: Campos de Júlio, Santa Rita do Trivelato, Nova Ubiratã, Diamantino, Sapezal, Porto dos Gaúchos, Ipiranga do Norte, Querência, Santa Carmem, Campo Novo do Parecis, Santo Antônio do Leste, Novo São Joaquim, São José do Xingu, Gaúcha do Norte, Itiquira, União do Sul e Tabaporã.

O PIB per capita do Brasil foi de R$ 42.247,52 em 2021. Na comparação do PIB per capita dos municípios das capitais, Cuiabá ficou na 7ª colocação em 2021, com R$ 47.700,88, atrás de Brasília, São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Curitiba.

A razão entre o PIB per capita de Cuiabá e o PIB per capita do Brasil passou de 0,98, em 2002, quando estava na 12ª posição entre as capitais, para 1,13, em 2021, em 7º lugar nesse ranking.

Em 2021, 43,2% (2 409) dos Municípios brasileiros tiveram a administração, defesa, educação e saúde públicas e seguridade social como principal atividade econômica.

O estado de Mato Grosso obteve o maior percentual de municipalidades em que a Agricultura, inclusive apoio à agricultura e a pós-colheita figurou como a atividade de maior destaque (56,0%), seguido por Mato Grosso do Sul (53,2%) e Rio Grande do Sul (48,9%).



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5728/visualizar/