Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Terça - 26 de Dezembro de 2023 às 06:29
Por: Licio Antonio Malheiros

    Imprimir


O Natal, refere-se a nascimento ou local onde alguma pessoa nasceu; nesta data, os cristãos comemoram o nascimento do menino Jesus.

Então é Natal, a festa Cristã mais esperada por nós, pois simboliza o nascimento do menino Jesus em uma manjedoura. Lugar usado para alimentar animais; na verdade, trata-se de um estábulo propriamente dito.

O seu nascimento em uma manjedoura denota simplicidade, humildade e mais do que isso, o desprendimento dos recursos materiais.

Como comemorar a data natalina no Brasil, diante de uma infinidade de presentes de grego a nós ofertados pelo Governo Federal.

por taboola

Links promovidos

VOCÊ PODE GOSTAR

Mega SaleiPlace

Compre agora

MidiaNews | Irmã de MC Melody mostra resultado de prótese de silicone

Mãe instrui o filho a continuar chutando o assento do homem, então ele vira o jogo com elaSoolide

MidiaNews | Britney Spears publica foto nua e diz: 'Gosto de ser tosca'

Tendo como carro chefe, o aumento exacerbado do déficit público; nomenclatura que se dá quando o valor das despesas de um governo é maior que o valor total das receitas públicas, considerando a inflação e a correção monetária do mesmo intervalo.

Este termo, é usado na economia para indicar quanto o governo precisa arrecadar a mais para saldar todos os seus gastos em um ano.

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva prevê encerrar o primeiro ano de mandato com um rombo de R$ 177,4 bilhões nas contas públicas, uma piora em relação à estimativa anterior e ainda longe da meta traçada pelo ministro Fernando Haddad (Fazenda), de entregar um déficit de até 1% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2023.

OPIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano.

Todos os países calculam o seu PIB nas suas respectivas moedas.

Sem sombra de dúvidas, o incremento maior para esse vultoso déficit público brasileiro, ficou por conta dá benevolência e altruísmo do governo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aprovou a liberação da bagatela de R$ 16,3 bilhões para projetos culturais via Lei Rouanet este ano.

Outra grande incógnita, é com relação a tão sonhada e propalada Reforma Tributária.

O texto propõe a substituição de dois tributos federais (PIS e COFINS) por uma Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), gerida pela União; e de outros dois tributos (ICMS e ISS) pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), gerido por estados e municípios. Já o IPI vai virar imposto seletivo. IPI, PIS e COFINS são tributos federais.

A reforma simplifica o sistema tributário pretende acabar com distorções para as empresas. A ideia é que não ocorra nem redução e nem aumento da carga tributária.

A alíquota padrão estimada pelo Ministério da Fazenda é de 27,5%. Alguns grupos terão alíquota reduzida e regimes de tributação favorecidos, como o caso da Zona Franca de Manaus.

Nesse angu tem caroço, como já dizia minha falecida avó; a complexidade dessa Reforma Tributária, e da forma como ela foi pensada, é realmente preocupante, sob pena, de alguns Estados e Municípios num futuro não muito distante, estar de pires na mão, pedindo verba para o Governo Federal, quero muito, estar errado na minha colocação.

Feliz Natal população brasileira!

Licio Antonio Malheiros é geógrafo.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5738/visualizar/