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Opinião
Segunda - 15 de Janeiro de 2024 às 00:37
Por: Licio Antonio Malheiros

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A chamada em questão, não é alusiva a produção de queijo ou coisa que o valha. A exemplo, a produção de queijos do vilarejo de Gruyères, onde se produz um dos queijos suíços mais famosos do mundo, cujo nome é uma homenagem à cidade (sem o “S” no final) Gruyère; é apenas, uma referência à quantidade de buracos existentes.

Reporto-me a nossa querida e amada Cuiabá, cidade onde nasci e tenho por ela, maior apreço, carinho e consideração, a defendo com unhas e dentes, local onde criei meus filhos e agora netos, tenho orgulho de ser cuiabano.

Porém hoje, nossa cidade vive triste realidade no tocante às vias públicas (rua, avenida, caminho, estrada, logradouro etc.).

As ruas centrais da cidade e dos bairros, mais parecem um queijo suíço, em função da grande quantidade de buracos de todos os tipos e tamanho, ocasionando acidentes, provocando danos materiais aos carros; podendo ocasionar em alguns casos óbitos.


Voltando ao passado; em 2012 nasce a ideia da construção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), para atender a Copa do Mundo e concomitantemente melhorar a mobilidade urbana na região Metropolitana.

Na época, ocasionando nas pessoas alegria generalizada, tendo em vista a implantação do modal (VLT), para abrilhantar a Copa do Mundo 2014.

Vamos aguçar a memória da população cuiabana; a tentativa de implantação do (VLT) em 2012, caracterizou como um dos maiores escândalos entre obras públicas não entregues no país, gastou-se R$ 1,066 bilhões, tudo em verbas federais. (Resumo).

Os trens que deveriam estar transportando passageiros hoje, dividiam espaço com montanhas de concreto, vergalhões e borracha. Só de trilhos, são 24 quilômetros de aço importado da Polônia. Sem falar, na cicatriz que corta às cidades de Cuiabá e Várzea Grande.

Já se passaram 12 anos desde a tentativa da implementação de um novo modal (VLT); com o fracasso do mesmo, o governador Mauro Mendes (União), em 2020 anunciou a substituição do modal (Veículo Leve sobre Trilhos) para a instalação do Ônibus de Transito Rápido (BRT).

Serão 54 veículos em operação em Cuiabá e Várzea grande, região metropolitana da capital.

Em 2022 o contrato para o início das obras do Ônibus de Transito Rápido (BRT), foi assinado no dia (29



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