Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sábado - 10 de Fevereiro de 2024 às 00:07
Por: José Wenceslau da Souza Júnior

    Imprimir


É impossível imaginar um município brasileiro sem o comércio. São estes negócios, pequenos, médios e grandes, que movimentam diretamente a economia local e empregam milhões de pessoas em cada bairro de cada cidade.

Em Mato Grosso, entre as 425 mil empresas ativas, cerca de 70% são do setor do comércio de bens, serviços e turismo. Além disso, 62% dos empregos do estado estão ligados a esses setores, somando mais de 539 mil postos de trabalho formais.

Acredito que a união de forças faz a diferença para alcançar os resultados que almejamos. Por isso, tenho orgulho de estar à frente da Fecomércio de Mato Grosso, uma instituição que completa 66 anos de serviços prestados aos empresários do estado.

Somos representantes da classe empresarial, que está vinculada à federação por meio de seus respectivos sindicatos. Atualmente, são 16 sindicatos que representam os setores de material de construção, imóveis, atacadistas, gêneros alimentícios, confecções, ópticas, imóveis, hotéis, bares e restaurantes, farmácias, representação comercial, entre outros.

Por meio da Federação, os empresários têm um olhar atento e constante sobre os seus interesses. Temos, por exemplo, a Renalegis, uma rede de relacionamentos, informações e serviços que busca o controle das informações legislativas. Desta forma, acompanhamos tudo o que está sendo discutido em relação às leis relacionadas ao nosso setor e podemos agir de forma rápida e articulada sempre que é necessário.

Para além do trabalho de representatividade e luta pelos interesses coletivos, a Fecomércio prima pelo bem-estar e pela educação. São dois braços sociais importantíssimos que a Federação coloca à disposição dos comerciantes e da sociedade – o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Social do Comércio (Sesc).

Os dois são mantidos pelos empresários mato-grossenses, já que ao pagarem os encargos sociais de suas empresas destinam 1% para o Senac e 1,5% para o Sesc. Assim, podemos oferecer serviços de qualidade que são reconhecidos em todo o estado e no Brasil.

Quem já não aproveitou um final de semana no Sesc Arsenal ou no Sesc Dr. Meirelles, em Cuiabá, ou em nossas unidades pelo interior, que oferecem saúde, bem-estar, educação, cultura e assistência por meio do programa Mesa Brasil, que distribui alimentos para instituições que atendem a população em situação de vulnerabilidade.

E os cursos oferecidos pelo Senac, que qualificam crianças, jovens e adultos em diversas frentes, focando na capacitação de mão de obra para o comércio de nosso estado.

Quando penso em Fecomércio Mato Grosso, penso em todos os empresários e empresárias do comércio de bens, serviços e turismo que saem de suas casas todos os dias para trabalhar, gerar emprego e renda. Penso em todos os colaboradores e colaboradoras do Sistema Comércio de MT que se dedicam a fazer melhor diariamente para que possamos entregar produtos de alta qualidade para todos os nossos públicos.

Estou à frente da Fecomércio MT há cinco anos, mas sou empresário neste estado há mais de 40 anos. Nesta caminhada institucional, me orgulho de construir junto a um grande grupo dedicado e colaborativo uma Federação que é exemplo para o Brasil. Uma instituição que hoje comemora 66 anos, mas que ainda tem muito a expandir e inovar, seguindo sempre na vanguarda do setor.

Parabéns a todos que constroem um comércio pujante e inovador em Mato Grosso. Parabéns, Fecomércio MT.

José Wenceslau de Souza Júnior é presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT, vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e comerciante há mais de 40 anos.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5824/visualizar/