Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Segunda - 19 de Fevereiro de 2024 às 00:38
Por: Licio Antonio Malheiros

    Imprimir


A política é a procura do bem comum no quadro do dinamismo da política, isto é, como atividade inerente a qualquer complexo social.

Quando me refiro ao complexo social, não me refiro apenas e tão somente à política como atividade situada no contexto institucionalizado da sociedade dentro ou fora do Estado; dentro ou fora da concepção estatal da sociedade, mas também como atividade que prescinde institucionalização.

Num passado não muito distante quando se falava em política havia uma certa repulsa por parte da população por falta de entendimento ou meramente por comodidade, e assim, diziam as pessoas “Eu não gosto de política”.

Na atualidade, felizmente, a população passou a se preocupar mais e, interagir com maior intensidade às relações pertinentes à política.


A política é o nome que se dá para a capacidade de o ser humano criar diretrizes com o objetivo de organizar seu modo de vida.

Vivenciamos por um longo período uma disputa amistosa entre dois nomes fortíssimos como postulantes à pré-candidatos na majoritária 2024, pelo partido União Brasil.

São eles: Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, dois expoentes da política Mato-grossense.

Na condição de presidente do União Brasil, o governador Mauro Mendes ficou durante um longo período com uma verdadeira ‘batata quente’ nas mãos; ter que decidir a quem indicar para concorrer pelo União Brasil à Prefeitura Municipal de Cuiabá.

Felizmente essa novela teve fim, quando o governador e presidente do União Brasil em MT, Mauro Mendes, bateu o martelo e escolheu na quinta-feira (15), o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso Eduardo Botelho, para concorrer à Prefeitura de Cuiabá, nas eleições deste ano.

Essa escolha por certo, não deve ter sido tarefa fácil para o governador Mauro Mendes, assim como para seus pares, mesmo, se tratando de um grande estadista.

Por certo, [Mauro], fez valer, sua experiência em governar; que tem como característica fundamental, a capacidade de mediar conflitos entre as pessoas e equacionar problemas de diferentes situações, buscando sempre, encontrar uma saída que seja boa para todos.

Mauro Mendes ao anunciar a decisão ressaltou o compromisso assumido por Botelho, para resgatar Cuiabá do caos que está na atual gestão.

“Botelho assumiu o compromisso de fazer uma gestão com perfil técnico. Semelhante à que fazemos no governo. Por reconhecer que este é o único caminho para resgatar Cuiabá do caos que se encontra, atolada em dívidas, escândalos de corrupção com 19 operações policiais e ruas cheias de buracos e com péssimo serviços à população”, disse Mendes.

No frigir dos ovos, Eduardo Botelho (UB), ganhou sua primeira batalha, conseguindo permanecer no partido, agora, na condição de pré-candidato pelo União Brasil.

Cabe a ele dar continuidade ao trabalho hercúleo que vinha sido desenvolvido visando ganhar maior musculatura e intensidade. Agora, sem se preocupar em disputar uma pré-candidatura dentro do partido, lhe proporcionando maior tranquilidade e empenho no decorrer dessa intensa via sacra, rumo ao Palácio Alencastro.

Licio Antonio Malheiros é geógrafo.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5840/visualizar/