Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Domingo - 03 de Março de 2024 às 00:53
Por: Alfredo da Mota Menezes

    Imprimir


Como diz o ditado: politica é como nuvem, quando se olha está de um jeito, daqui a pouco de outro. A frase cabe para a tentativa da coluna em citar prováveis nomes de candidatos a prefeitos nas maiores cidades do estado.

Se na capital, perto da gente, é difícil enveredar por ai, imagine tentar fazer isso com lugares mais distantes onde não se está no dia a dia local para saber para onde toca o vento da política visando à eleição para prefeito este ano.

Em Rondonópolis citam Paulo Correa do PSB como um dos nomes e que pode ter o apoio do atual prefeito, Zé do Pátio. É preciso dizer que ele não pode se candidatar porque já cumpre dois mandatos. Citam ainda o deputado Claudio Ferreira do PL. Outro deputado Thiago Silva do MDB aparece também no radar eleitoral. Ainda o empresário Carlos Augustin pelo PT, numa candidatura mais à esquerda. E ainda o ex-prefeito, Adilton Sacheti pelo Republicanos.

Em Sinop falam nos nomes de Rosana Martinelli, PL, que é suplente no senado e que já foi prefeita do município. Roberto Dorner, Republicanos, atual prefeito, vai à reeleição. E ainda Jorsinei Sobreiro pelo PT. Comentam que a disputa ali se dará mais entre o atual prefeito e a antiga prefeita.


O PT acredita que seu candidato terá chances se a economia nacional estiver bem no governo Lula e aventam a hipótese do presidente vir a MT na eleição e poderia escolher Sinop como um lugar para visita. Tudo é parte das conjecturas politicas do momento. Pode não ser nada disso já ali na dobra da esquina.

Em Cáceres pode ocorrer uma disputa mais acirrada, como no caso de Sinop, entre a atual prefeita, Eliene Liberato, PSB, e Francis Maris PSDB. Ela era vice do Francis. Ele ajudou a elegê-la, agora disputariam em lados diferentes.

Dizem que a atual prefeita iria mesmo para a reeleição e que o Francis sabia disso desde quando ajudou a elegê-la na eleição passada. Deve ter havido arrufo politico entre os dois lados para se chegar a essa disputa. Fala-se ainda no nome de Doutor Leonardo do Republicanos.

Em Várzea Grande o prefeito em exercício, Kalil Baracate, MDB, vai à reeleição. Nomes começam a aparecer para o enfrentamento com o Kalil como o do Tião da Zaeli, Flavio da Frical. Este último diz que apoia Kalil se esse não permitir os Campos em seu palanque. Coisa difícil de acontecer. Vai acabar apoiando um nome contra o Kalil. E esse nome pode ser a de Flavia Moreti já lançada pelo PL como candidata.

Em Tangara da Serra, Vander Masson, União Brasil, prefeito atual, teria pela frente Fabio Junqueira, MDB, Reck Junior, PSD e Wagner Ramos, União Brasil.

E, por último, em Cuiabá os nomes mais em evidencias são: Eduardo Botelho, já lançado candidato pelo União Brasil. Abílio Brunini do PL indicado pela direção nacional do partido. E deve haver ainda a escolha de um nome na Federação Brasil da Esperança (PV, PT e PCdoB) entre Lúdio Cabral, Rosa Neide e Roberto Stopa.

Claro que tudo pode mudar amanhã de manhã, usando o linguajar do cuiabano mais antigo.

Alfredo da Mota Menezes é analista político.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5875/visualizar/