Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Domingo - 24 de Março de 2024 às 00:11
Por: Licio Antonio Malheiros

    Imprimir


Com a proximidade do pleito eleitoral 2024 no Brasil; algumas situações partidárias se tornaram complicadas, principalmente em nível de Mato Grosso.

Este complicador aflorou mais intensamente em Mato Grosso, recaindo, em um partido histórico o antigo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

Partido fundado em 15 de janeiro de 1980, tem o número de legenda 15 devido a sua fundação, perdurando, até 2017 com a nomenclatura Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

Esse partido tinha em seus quadros, componentes de altíssimo nível na história política do país, com: Aurélio Viana da Cunha Lima, Ulysses Guimarães, Tancredo Neves e Mário Covas.


Dentre os citados, um sobressaiu, Ulysses Guimarães que liderou um movimento que entrou para história com o nome de “Diretas já”, o que lhe rendeu o apelido de “Sr. Diretas”; vale ressaltar, que essa emenda foi proposta pelo saudoso Dante Martins de Oliveira.

Resumo da ópera, com o processo de redemocratização, também veio a instituição de uma Assembleia Constituinte e as eleições diretas para a escolha dos prefeitos das capitais.

Em 5 de outubro de 1988, promulgou-se uma nova Constituição, agora democrática. Ulysses Guimarães, tornou-se presidente da Assembleia Nacional Constituinte, de 1987 a 1988, proferindo um discurso durante o evento da promulgação do documento, chamando a nova Constituição de “Constituição Cidadã”, pois segundo ele, o documento traria de volta o direito à cidadania para os brasileiros.

Ledo engano; Ulysses Guimarães, onde estiver, seja, no mar ou em outro lugar qualquer deve estar literalmente se debatendo, com tamanha vilipendição ocorrida com à nossa Carta Magna, para ser mais exato, o rasgamento da mesma.

Fui bastante prolixo no meu introito, para mostrar a decadência de um partido histórico como o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), em nível de Mato Grosso, e na capital, a coisa piorou em função da Administração pífia do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

A cidade, mais parece um queijo suíço, com grande quantidade de buracos; o município já sofreu duas intervenções na Saúde, por improbidade administrativa, malversação do dinheiro público e por aí vai; em função disso existem pedidos e mais pedidos de cassação do prefeito, o mesmo vem perdendo cada vez mais credibilidade.

Recentemente, a Câmara de Vereadores, aprovou a criação de uma Comissão Processante para investigar o prefeito da capital, Emanuel Pinheiro (MDB).

Foram 16 votos a favor e 8 contrários, entre os votantes, dois vereadores da base do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), os mesmos representam a Região Norte do município, são eles: Cezinha Nascimento (União) e Jeferson de Souza Siqueira (PSD).

Sendo, que, o pastor Jeferson (PSD), votou a favor da criação da Comissão Processante par investigar o prefeito de Cuiabá, enquanto, o vereador Cezinha Nascimento (União), votou contrário.

A coisa para o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), tende a piorar, pois, a janela de transferência partidária que possibilita a troca de sigla sem que isso implique na perda de mandatos. Essa janela teve início em 7 de março, seguindo aberto até 5 de abril.

Acompanho pari passu às falas dos nossos representantes.

Durante fala, a deputada estadual Janaina Riva (MDB), disse “O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) poderá ter candidatura própria na disputa pela Prefeitura de Cuiabá, por absoluta falta de interesse dos outros partidos em ter o apoio da legenda nestas eleições na capital. Eles irão tentar uma candidatura própria porque ninguém quer receber apoio do MDB”, se tornando, patinho feio.

Sua fala é demonstração clara de ruptura dentro do próprio partido, já prevendo a grande debandada do mesmo até o dia 5 de abril, quando se encerra, a janela de transferência partidária.

Licio Antonio Malheiros é geógrafo.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5922/visualizar/