Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 10 de Setembro de 2010 às 08:06
Por: Eduardo Póvoas

    Imprimir


Com a campanha política começam a aparecer as primeiras pesquisas. É pesquisa pra candidato nenhum botar defeito.

Claro, nenhum uma ova, pois quem está lá em baixo afirma sempre em alto e bom som que a pesquisa é “encomendada” pelo que está em cima e só por isso ele está lá no rodapé. A gente vai ver, ouvir e ler muito sobre o “lanterninha” reclamando de tudo e de todos, principalmente se algum dia seu nome já esteve em primeiro lugar.

Às vezes esteve em primeiro lugar porque não havia adversário na disputa. Corria numa planície cheia de rosas e com água fresca, com pinta de um cavalo paraguaio.

Eis que aparecem os concorrentes e é chegada a hora da “onça beber água”. Aí sim, quem tem serviço, quem cumpriu seus compromissos com o eleitor, quem sempre demonstrou seriedade e honestidade nos seus princípios, com certeza vai assumir a ponta da pesquisa.

Aqueles que tiveram tempo de assim agir e insistiram fazer de seus eleitores marionetes, começam a sentir seu telhado frágil e seus alicerces de lodo ruir.

Sem nenhum escrúpulo procuram à comunidade e em reuniões enfadonhas tentam passar ao eleitor que “estão reafirmando seus compromissos com a sociedade”!

Ora bolas, tiveram anos a fio não para “reafirmar”, mas sim afirmar, cumprindo aquilo que prometeram. Não fizeram. Agora, com a cara de pau, vem até você tentar iludi-lo com uma “reafirmação” de compromisso. Prometem absurdos para ganhar seu voto. Esqueceram que com o poder nas mãos, jamais se interessaram em realizar essas promessas que hoje fazem. Nós eleitores, tratados de maneira desrespeitosa e vulgar por esses políticos, podemos acreditar que eles merecem crédito? Vamos acreditar que eles cumprirão suas promessas? Se não cumpriram no passado, não tem por merecer nosso voto. Se não te respeitou naquilo que prometeu fazer, te respeitará de hoje em diante? Claro que não.

As pesquisas valem sim. Às vezes a gente depara com determinados candidatos ocupando lugar que não merecem. Os que prometeram e cumpriram são os donos dos primeiros lugares, salvo condições excepcionais.

Qualquer neófito em política sabe que os compromissados com as causas públicas, ocuparão lugar de destaque. Por mais despreparado que seja o “cabo eleitoral”, pedir voto para quem sempre trabalhou visando o bem estar da população, é tarefa das mais fáceis. Dureza é pedir voto para incompetente, descompromissado e mentiroso. Qual o argumento a ser usado neste caso? Dizer que o candidato não teve tempo de cumprir suas promessas? Dizer que sua incompetência foi devida a “boicote” de outros? Ou que suas mentiras eram brincadeirinhas?

Você saberá distinguir o verdadeiro do falso.

Outros mereciam, com louvor, estar ocupando o último lugar tal o deboche e a falta de respeito a você eleitor.

Fiquem atentos às pesquisas. Ninguém chega ao primeiro lugar por não ter mérito.

Cabe a nós definirmos o que queremos.


* EDUARDO PÓVOAS - Cuiabano
povoas@terra.com.br



Autor

Eduardo Póvoas

EDUARDO PÓVOAS é dentista em Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/955/visualizar/