Publicado em Quarta - 11 de Maio de 2011

A Reforma ortográfica, bitucas e sustentabilidade”

É para refletir. O que têm de comum estas palavras do título do artigo? Vamos por partes. Primeiramente, a definição. Sustentabilidade é um princípio de uma sociedade que mantém as características necessárias para um sistema social justo, ambientalmente equilibrado e economicamente próspero por um longo período de tempo.
Leia mais...

O Degradante Trabalho Policial

Publicado em Terça - 10 de Maio de 2011 | por Heloísa Helena

Uma preliminar: minha total solidariedade às vítimas da brutalidade policial e minha repulsa ao policial infrator, torturador e que estabelece a condenável promiscuidade com o crime organizado. Eu mesma já fui vítima... seja, na minha adolescência, com o assassinato do meu irmão Cosme Luiz - com vários tiros de espingarda 12 – seja contra o meu próprio corpo e minha dignidade pessoal e política. Mas explicito da mesma forma e intensidade a minha solidariedade aos policiais que perderam suas vidas ou foram mutilados na tentativa de exercer com dignidade as suas atribuições em precárias condições de trabalho.
Leia mais...

Pichar é crime

Publicado em Segunda - 09 de Maio de 2011

Não existe uma cidade brasileira que não sofra de pichações. Essa prática cresceu exacerbadamente a partir da década de 80 quando passou a ser encarada como diversão e disputa de afirmação de espaço entre gangues das cidades. Em São Paulo, por ser a maior do país, ficou mais evidente a destruição, a ponto de não haver um muro limpo, antes e depois da chamada lei Cidade Limpa, aprovada na atual gestão.
Leia mais...

A democracia do terror

Publicado em Sexta - 06 de Maio de 2011 | por Petrônio Souza Gonçalves

A história dos Estados Unidos da América nos últimos séculos é a história da farsa. A maior democracia do mundo faz fora o que não é capaz de fazer dentro, em seu território, contra seu povo. Inventam inimigos para ganhar eleições. Financiam e empossam ditadores para escravizar povos e confiscar suas riquezas naturais. Assim é, assim foi, em anos e anos de domínio e desprezo por povos menos desenvolvidos. Até bem pouco tempo, fez da América Latina sua latrina, legando a nós a submissão e as atrocidades de sanguinárias ditaduras que vitimaram, sobretudo, o desenvolvimento de um sentimento de nação, de povo, de Estado.
Leia mais...

Pessoas, recursos e oportunidades

Publicado em Sexta - 06 de Maio de 2011 | por Pedro Nadaf

No final do mês de abril, antecedendo uma importante data que é o Dia do Trabalhador, a presidente Dilma Rousseff anunciou que em breve lançará o ‘Programa Brasil sem Miséria’. Ela não especificou ações concretas, mas trouxe ânimo aos que vivem abaixo da linha da pobreza extrema, que em Mato Grosso esta faixa populacional é algo em torno de 175 mil, dos 16,27 milhões do Brasil. A esperança reside no fato da presidente ter prometido ‘integrar novos e antigos programas sociais’ contra a miséria no país. Ao que tudo indica, funcionará como um grande guarda-chuva, que terá sobre sua proteção, pessoas, recursos e oportunidades.
Leia mais...

A farra dos novos estados

Publicado em Sexta - 06 de Maio de 2011

A aprovação, na Câmara dos Deputados, da criação dos estados de Carajás e Tapajós, resultantes do desmembramento do Pará, pode levar à farra da criação de novos estados, tão danosa ao pais quanto à dos municípios, que se arrasta pelas últimas décadas com o objetivo de favorecer mais aos caciques e apetites políticos do que ao povo. Antes de abrir o processo de uma nova unidade federativa há que se analisar aspectos importantes. O principal deles é se a região pretendida tem características e condições sociais e econômicas de vida própria.
Leia mais...

Uma expertise brasileira

Publicado em Sexta - 06 de Maio de 2011

A construção civil brasileira desfruta de amplo reconhecimento internacional, pela tecnologia de ponta e experiência, incluindo as grandes estruturas e obras, como aeroportos, portos, terminais rodoferroviários, hotéis, rodovias, fábricas, estádios, túneis, ferrovias e shopping centers. Ou seja, tudo o que precisamos para abrigar com sucesso a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, resgatar nosso inaceitável gargalo na infraestrutura e ampliar o número de construtoras na prospecção do mercado externo, apoiando sua internacionalização.
Leia mais...

Feliz Dia das Mães, uma data muito especial

Publicado em Sexta - 06 de Maio de 2011

Em meio a tarefas que parecem não ter fim, ela arruma tempo para dizer que nos ama. Em meio à luta por ser vista e ser enxergada em seus mais diferentes papéis, ela atrai nossa atenção naturalmente, pois não dá para fingir que não a conhecemos.
Leia mais...

Trânsito, leis e legado

Publicado em Quinta - 05 de Maio de 2011 | por Mario Eugenio Saturno

Todos nós estamos sujeitos a muitas leis, que nos punem com multas ou penas, e algumas regras morais e éticas que não tem punição. É o caso do trânsito, muitas leis são claras, como velocidade máxima e preferenciais, por exemplo. Naquele caso, os radares e sensores fiscalizam para que as autoridades punam. Já no caso das preferenciais, somente em caso de acidentes os motoristas podem ser penalizados, fora isso, fazem o que querem.
Leia mais...

Recuperação judicial sim ou não? Agora ou depois?

Publicado em Quinta - 05 de Maio de 2011 | por Maurício Ribas

Advogando faz muito tempo na área de Recuperação Judicial, advogando há mais de duas décadas e como professor de Direito Civil, tenho para mim, que o momento mais difícil para o empresário é o da decisão de ingressar com o processo de recuperação judicial. Muitos se perdem justamente nesta hora, pois, encarar a discussão e tomar a decisão não é nada fácil, num primeiro momento. Passado este estágio o empresário se surpreende com as vantagens decorrentes da lei e se pergunta: porque não fiz isso antes?
Leia mais...