Publicado em Terça - 23 de Novembro de 2010 | por Aladir Leite Albuquerque

Rasqueado Cuiabano, não pode morrer!

Quando mantemos usos, costumes e valores, herdados dos nossos antepassados, dizemos que é uma tradição.
Leia mais...

Dilma e Joana

Publicado em Terça - 23 de Novembro de 2010 | por Alexandre Garcia

A enfermeira do Hospital de Base de Brasília, Joana Fernandes, descobriu há dois meses que tem o mesmo câncer da presidente eleita. No mesmo dia em que Dilma fazia uma revisão clínica no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, Joana se desesperava porque a farmácia pública não tinha o rituximab, que faz parte da quimioterapia, para controlar o linfoma e os médicos diziam que a falta do medicamento poder causar uma progressão da doença.
Leia mais...

Sustentabilidade e Trabalho

Publicado em Segunda - 22 de Novembro de 2010 | por Bruno Peron Loureiro

A "sustentabilidade" é o mote do estágio atual do capitalismo. É difícil não encontrar o termo no discurso de qualquer político convincente. Seu emprego, contudo, é a tentativa derradeira de encobertar a perfídia do sistema econômico vigente, que escraviza as pessoas e denigre a natureza.
Leia mais...

O conselho e a verba publica

Publicado em Segunda - 22 de Novembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O Brasil perdeu 11.214 leitos hospitalares nos últimos quatro anos. A revelação, feita pelo IBGE, justifica o caos, cada dia maior, instalado em pronto-socorros, ambulatórios e hospitais. O assustador, no entanto, é o discurso das autoridades, que têm como positiva a atuação nessa importante área. A incompetência está explícita e revela, até, nos planos particulares de saúde, que o cidadão adquire a elevado preço para fugir à fila do serviço público e, hoje, também impõe filas e restrições aos seus usuários.
Leia mais...

O Brasil “barrichellizou”

Publicado em Sábado - 20 de Novembro de 2010 | por Pedro Cardoso da Costa

No Brasil costuma-se separar as leis entre as que pegam das que não pegam. Assim também ocorre com as palavras, gírias e até siglas. No futebol, por causa do sucesso de Pelé, o jogador com a camisa número 10 costuma ser considerado o melhor do time. Romário, com a 11 e Ronaldo com a 9 tentaram mudar esses valores, mas, como as leis, não pegaram. Ainda no esporte, virou unanimidade a afirmação de que a vitória resulta só de garra, empenho e dedicação; ou se perde por falta de garra, empenho e dedicação. Todos falam isso.
Leia mais...

A marolinha ou a decepção nacional

Publicado em Sexta - 19 de Novembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Uma nova crise econômica foi dada ao conhecimento do mundo nesta terça-feira. Portugal, a Irlanda, a Grécia e a Espanha não conseguem fechar suas contas, apesar das restrições adotadas durante a última tormenta.
Leia mais...

Mixto é esquecido após eleições

Publicado em Sexta - 19 de Novembro de 2010 | por Humberto Frederico

Há um ano e meio, um grupo de políticos apareceu no cenário esportivo com a promessa de levar o Mixto à Série A do Campeonato Brasileiro, até 2014. Neste grupo, políticos de peso: o então governador Blairo Maggi, o deputado estadual José Riva e o então vice e hoje governador, Silval Barbosa.
Leia mais...

Por que não privatizar a Educação?

Publicado em Sexta - 19 de Novembro de 2010 | por Mario Eugenio Saturno

A Secretaria Municipal de Educação de Catanduva está comemorando uma importante conquista: a melhoria no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e, ainda, é a única cidade do projeto Parceria Votorantim pela Educação a apresentar avanços nos dois ciclos do fundamental. As notas obtidas no IDEB 2007, nos anos iniciais, era 5,1 e foi para 6,1 em 2009, superando a meta prevista para 2015; já nos anos finais, a nota foi de 4,0 para 4,7 (meta de 2011).
Leia mais...

O resultado do Censo e os municípios

Publicado em Quinta - 18 de Novembro de 2010 | por Pedro Ferreira de Souza

O Brasil conta com 5.565 municípios, sendo 141 mato-grossenses. Desde o dia 1º de agosto deste ano, os municípios passaram a conviver com a preparação do Censo Demográfico de 2010, que apresentou o perfil de um novo país.
Leia mais...

A sujeição do preso à execração pública

Publicado em Sexta - 12 de Novembro de 2010 | por José Nabuco Filho

Uma das mais contundentes afirmativas que se extrai da magnífica obra de Montesquieu (mais clara e fácil de compreender) é a de que “todo homem que tem poder é tentado a abusar dele; vai até onde encontra limites”. Escrita no século XVIII, a frase do autor iluminista continua atual como nunca.
Leia mais...