Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Terça - 15 de Fevereiro de 2011 às 10:09
Por: Luciene Oliveira

    Imprimir


Cerca de 90 policiais dos núcleos de inteligência da Polícia Judiciária Civil passarão por capacitações em 2011. Até 2014 serão 215 agentes de inteligência preparados para atuar na Segurança Pública do Estado de Mato Grosso. A primeira turma iniciou nesta segunda-feira (14.02), o curso básico em procedimentos de inteligência, com duração de cinco dias, ministrado pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil. Quinze policiais da capital passam pelo treinamento.

O delegado Marcelo Felisbino Martins, coordenador de Inteligência da PJC, disse que sete capacitações estão programadas este ano, para formar policiais da capital e do interior, que integram o Sistema de Inteligência da Polícia Civil (Sintel). Conforme o delegado, os núcleos de inteligência (N.I) são um importante segmento dentro das delegacias na geração e tramitação de informações, que auxiliam nas investigações e assessoramento dos gestores das unidades.

“Toda a técnica utilizada pela Gerência de Inteligência está sendo difundida para as delegacias. Isso está acontecendo devido a excelentes ações já feitas em outras unidades como Regional de Rondonópolis e a Delegacia de Entorpecentes”, disse.

Além dos investigadores, delegados ligados diretamente a uma das principais ferramentas de inteligência da Polícia Civil, participarão entre os dias 17 e 18 de fevereiro de um workshop. Em março, iniciam as capacitações para policiais dos núcleos de inteligência do interior.

Os NI’s, que já funcionavam nos Centros Integrados de Segurança e Cidadania (CISC) da capital, foram regulamentados pela Instrução Normativa 02/2010, do Conselho Superior de Polícia, que criou o Sistema de Inteligência da Polícia Civil (Sintel). Com a normatização, eles passaram a funcionar nas sedes das delegacias de polícia como sistemas de captação, tratamento e difusão de dados, informações e conhecimento em torno da atividade de inteligência policial e da segurança pública.

“Os núcleos de inteligência servem de suporte a todas as unidades investigativas”, explica a delegada Alessandra Santurnino. “Quando a investigação for de complexidade e exigir técnicas próprias de inteligência, até mesmo para crimes comuns, a autoridade policial recorre aos núcleos”, completa a delegada.

O curso vai tratar da administração e funcionamento dos núcleos de inteligência, tramitações de documentos, procedimentos operacionais padrão de inteligência, padronização de análise da investigação policial. Para melhor desempenho dos participantes, a capacitação prática será individualizada, sob a orientação de 20 instrutores.

Durante esta semana os policiais também receberão informações no campo da inteligência orgânica e contrainteligência, que trata da proteção da informação. “É necessário que os investigadores dos núcleos tenham conhecimento das medidas de segurança para salvaguardar as informações produzidas”, disse o gerente de Contrainteligência, delegado Newton Braga.

Para o delegado geral da Polícia Civil, Paulo Rubens Vilela, o uso das técnicas modernas aliadas às ferramentas de inteligência nas investigações, se tornou imprescindível nas ações proativas de enfrentamento da criminalidade.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/102048/visualizar/