Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 03 de Fevereiro de 2011 às 14:42

    Imprimir


Quatro cultivares de feijão, entre outras, desenvolvidas pela Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás – GO) e comercializadas pela Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília – DF) e sua rede de parceiros são indicadas para pequenas propriedades familiares e se adaptam bem quando cultivadas em sistemas agroecológicos. São elas a BRS Radiante, BRS Estilo, BRS Esplendor e Jalo Precoce.

A cultivar de feijoeiro comum com tipo de grão rajado BRS Radiante apresenta alto potencial produtivo, grãos grandes e excelentes qualidades culinárias. Seu porte é ereto, com boa resistência ao acamamento. A variedade é mais uma opção para os produtores interessados em produzir feijão de tipo de grão rajado, com maior valor de comercialização, nos Estados de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

A BRS Estilo – além do porte ereto de planta, alto potencial produtivo, resistência às principais doenças e ao acamamento – apresenta estabilidade de produção e grãos claros com tamanho semelhante aos da cultivar Pérola. Ela é indicada para as safras das “águas” em Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Sul; de “inverno” em Goiás, Mato Grosso e Tocantins; e da “seca” em Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Já a BRS Esplendor é uma cultivar do grupo preto, indicada para cultivo em São Paulo, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Sul na safra das águas; em Tocantins na safra de inverno; em Mato Grosso do Sul e Rondônia na safra da seca; em Mato Grosso nas safras do “inverno” e da seca; em Santa Catarina e no Paraná na safra das águas e da seca; e em Goiás nas safras das águas, seca e inverno. A cultivar BRS Esplendor apresenta arquitetura de plantas ereta, com resistência ao acamamento, sendo adaptada à colheita mecânica direta.

A cultivar Jalo Precoce, do grupo comercial manteigão, é moderadamente resistente à mancha-angular e ao crestamento bacteriano comum. Em condições de campo, é suscetível à antracnose, ao oídio, ao mosaico comum e ao mosaico dourado. Atualmente está indicada para cultivo em Goiás, Distrito Federal, Bahia, Tocantins, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Todas essas variedades também podem ser cultivadas de forma tradicional em lavouras mais tecnificadas e em larga escala.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/103084/visualizar/