Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 29 de Janeiro de 2011 às 14:09

    Imprimir


Com o intuito de diversificar a agricultura familiar com produtos rentáveis e de fácil manejo, a pupunha surge como mais uma alternativa de negócio. Isso só foi possível, depois da união de esforços entre o Governo do Estado e a Assembléia Legislativa que alterou a lei do palmito passando de produto florestal, o que impedia a comercialização por ser um produto da floresta, para produto agrícola, o que impulsionou o plantio e o comércio da pupunha.

Para incentivar a produção do palmito pupunha, diversos seminários e palestras estão sendo realizados nos municípios de Mato Grosso. Produtores e técnicos de Araputanga (349 km de Cuiabá) e região tiraram as principais dúvidas sobre plantação e manejo com o palestrante Jorge Miguel Perez Vela formado em engenharia florestal especializado em Palmeiras Tropicais e mestre em solos formado pela Universidade Agrária de Lá Molina, no Peru e pós-graduado na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

“O palmito pupunha tem alta rentabilidade e é de fácil manejo com uma cultura permanente sustentável e ecologicamente correta. Para plantação é preciso terra apropriada, viveiro para produção de mudas, sementes, germinação, densidade de plantas por hectare, manejo agronômico, capina, adubação e irrigação, além disso, tudo é aproveitado da palmeira, desde o caule, flores, folhas e frutos. O palmito possui alto consumo interno”, destacou Jorge Miguel.

O produtor rural, Valterir Quirino, 43, casado, dois filhos tem três alqueres e meio, com 50 mil pés de pupunha. Hoje o palmito é a renda principal da família. De acordo com Valteir com a falta de irrigação, consegue colher apenas 70% da capacidade da pupunha, uma média de 35 mil frutos por ano. “Pretendo aumentar a área de plantio, adubar e investir na irrigação, mas a grande dificuldade é conseguir recursos para o desenvolvimento da atividade”, revelou o produtor.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Jilson Francisco da Silva, e secretário adjunto Clóvis Figueiredo Cardoso ouviram atentamente os anseios dos produtores. Jilson explanou que é de interesse do Governador Silval Barbosa diversificar a agricultura familiar. “Vamos fazer uma reunião com os produtores interessados no plantio junto com Secretaria de Meio Ambiente (Sema) para ver a questão das licenças ambientais e com o Banco do Brasil em busca de linhas de crédito com juros baixos para investir neste segmento. Temos que aproveitar as duas fábricas de palmitos na região, uma em Indiavaí e outra em Gloria D"Oeste que estão trabalhando ociosas”, destacou o secretário Jilson Francisco.

PUPUNHA

A palestra foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal e Prefeitura de Araputanga e parceria da Eco Amazon, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão (Empaer).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/103476/visualizar/