Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 26 de Janeiro de 2011 às 09:30
Por: Ana Rosa Fagundes

    Imprimir


O deputado estadual diplomado Zeca Viana (PDT) é principal nome do partido para substituir o deputado Otaviano Pivetta na presidência da legenda. O atual dirigente do partido, que fica sem mandato a partir de primeiro de fevereiro, já declarou que não está interessado em continuar no cargo, nos representantes com cargos eletivos para tomarem a frente do PDT.

Nesse caso, em Mato Grosso a sigla conseguiu eleger apenas dois representantes: Zeca Viana à Assembleia e o ex-procurador Pedro Taques ao Senado. Taques, no entanto, disse que neste primeiro momento não tem interesse no cargo porque vai se dedicar ao trabalho no Senado. “Acho que o presidente deve ter um bom tempo disponível aqui no Estado. Eu vou estar em Brasília pelo menos uns quatro dias por semana, então acho que nesse momento não é viável. Mas ainda vamos nos reunir para tratar desse assunto”, disse o senador diplomado, que toma posse no dia primeiro de fevereiro.

A Executiva estadual do PDT é provisória, ou seja, é feita pela indicação da direção nacional, já que até hoje não foi realizada uma eleição direta ou indireta, através de delegados partidários. Novato na legenda, com apenas nove meses de filiação, Taques já propõe que seja realizada eleição para a presidência do partido.

Apesar de ser o nome mais indicado pelos pares, Zeca Viana ainda mostra certa resistência. Ele afirma que é provável que assuma por falta de outro nome e por pedido de lideranças, mas no momento não era uma responsabilidade que ele queria, já que vai assumir pela primeira vez um mandato de deputado estadual e é um político do interior.

Viana tem sua base eleitoral na região leste do Estado, mais precisamente na cidade de Primavera do Leste. Produtor rural, ele nunca havia pleiteado cargo público. Mas tem histórico na família, é irmão do prefeito de Primavera, Getúlio Viana (PR).

Para o deputado diplomado, o novo presidente não precisa ser necessariamente uma pessoa em cargo eletivo. “Pelo andar da carruagem, é bem possível que eu assuma, mas a Executiva vai se reunir no mês que vem e ainda vamos estudar outros nomes do interior”, disse Zeca Viana. Apesar disso, ele admite que, com mandato, é mais fácil para o presidente organizar o partido.

O próximo presidente terá a missão de preparar a legenda para as eleições municipais de 2012, buscando ampliar a representatividade do partido, que este ano ganhou mais destaque em Mato Grosso com a eleição de um senador.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/103891/visualizar/