Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 26 de Janeiro de 2011 às 01:13
Por: Márcia Masrtin

    Imprimir


Tramita na Assembleia Legislativa Projeto de Lei nº 276/2010, que dispõe sobre a gratuidade de exames de próstata na rede estadual de saúde. A matéria agora aguarda decisão da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa (CCJR) para ir a Plenário. A segunda e última votação da proposta deve ocorrer com o retorno dos trabalhos, em fevereiro.

O autor da matéria, deputado Nilson Santos (PMDB), explicou que os exames são uma alternativa para os homens que chegam aos 40 anos de idade e tem dificuldades em realizá-los devido a situação econômica. E explicou que o objetivo central é salvar vidas. Contudo, há ainda um claro benefício adicional - a economia gerada por meio do hábito da prevenção, muito mais fácil de ser absorvida pelos cofres públicos do que os tratamentos radioterápicos e quimioterápicos que combatem o câncer prostático.

“Muitos homens têm preceitos em relação aos métodos invasivos de diagnósticos desse tipo de câncer, por isso, além da conscientização a respeito da importância do exame de toque retal, existe o incentivo à procura de exames não invasivos que auxiliem no diagnóstico”, destacou Nilson Santos.

De acordo com a proposta, o cidadão mato-grossense será beneficiado com os seguintes exames: sequencial de urina, de creatinina, de antígeno prostático específico (PSA), ultrassonografia transabdominal, ultrassonografia transretal, urofluxometria, urodinâmica, uretrocistoscopia, urografia excretora e uretrocistografia.

Hoje, a doença pode ser eficientemente diagnosticada por meio do exame de toque retal e da medição dos níveis da enzima PSA no sangue. Mas suas características variam entre os pacientes, o que dificulta a identificação daqueles com maior risco de progressão da doença.

A próstata consiste em uma glândula do aparelho genital, localizado abaixo da bexiga e à frente do reto. Tem tamanho e formato aproximado de uma noz e circunda a parte da uretra. A próstata é responsável pela produção do líquido seminal.

Segundo recente relatório da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer, o impacto global da doença mais que dobrou em 30 anos. O contínuo crescimento populacional, bem como seu envelhecimento, afetará de forma significativa o impacto do câncer no mundo.

No Brasil, as estimativas para o ano de 2011, apontam para a ocorrência de 489.270 novos casos. Os tipos mais incidentes, à exceção do câncer de pele do tipo não melanoma, serão os de próstata e de pulmão - no sexo masculino - e os de mama e do colo do útero, no sexo feminino.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/103921/visualizar/