Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 20 de Janeiro de 2011 às 13:45
Por: Izabela Andrade

    Imprimir


Novamente o prefeito de Novo Santo Antônio (a 1.300 km de Cuiabá), Valdemir Antônio da Silva (PMDB), vulgo “Quatro Olho” é pivô de investigação, desta vez pelo pagamento de propina a vereadores município em troca de apoio político. O “mensalinho” de Santo Antonio, como está sendo chamado, já desviou dos cofres públicos quase R$ 3 mil em cheques que foram pagos a quatro parlamentares em troca de votarem a favor de projetos de interesse da prefeitura.

O esquema de fraude ao erário funcionava bem, por algum tempo a manobra passou despercebida, se não fosse à determinação do juiz da Comarca de São Félix do Araguaia, Marcos Canavarros, que solicitou o afastamento de “Quatro Olhos” em outubro de 2010, para apuração de denúncias de corrupção ativa e desvio de dinheiro. Entre as irregularidades atribuídas ao prefeito está a contratação de uma camionete particular por parte da prefeitura por 8 mil reais por mês.

Depois de ameaçar a promotora Maria Coeli Pessoa – responsável pelas investigações que culminou no afastamento determinado pela Justiça, o vice-prefeito, Geraldo Victor de Freitas (PTB) assumiu o comando do município da região do Baixo Araguia, pelo período de 15 dias, tempo suficiente para ter acesso ao “modus operandi” do mensalinho e a documentos que comprovam a prática de improbidade administrativa. Isolado politicamente desde o início do mandato, o vice-prefeito informa que somente teve conhecimento dos desvios de recursos, depois que assumiu o cargo.

De acordo com o vice-prefeito os cheques nominais a qual teve acesso são provenientes de uma conta da prefeitura e foram pagos ao atual presidente da Câmara, José Pereira Pontes (PMDB) e aos vereadores: Josimar Crisostono de Souza (DEM), vulgo “Chuva Braba”, Jane Selma Ribeiro (DEM), Marcos Marques (PPS). Geraldo Victor explica que esses não foram os únicos pagamentos feitos a esses vereadores, foram distribuídos: vales combustíveis, vales compras e dinheiro em espécie.

Além disso, o prefeito investiu contra os vereadores: Domingos Brabo (PMDB), Darci Dada (PMDB), Denê e Joaninha (PPS) que tentavam emplacar CPI para apuração do “mensalinho”. Por meio de ameaças e coação, o prefeito com o apoio da maioria da Casa barrou a proposta.

No entanto, esta não é a única denúncia que pesa contra o prefeito, ao todo foram abertos 23 procedimentos junto ao Ministério Público para investigação e afastamento do prefeito, que deverão ser ajuizados a partir de fevereiro na Comarca de São Felix do Araguaia. "Quatro Olhos" foi reconduzido ao cargo por meio do liminar, concedida pelo desembargador José Tadeu Cury, invetigado pela Polícia Federal na Operação Asafe por suposta prática de venda de sentenças, exploração de prestígio, corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/104394/visualizar/