Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 18 de Janeiro de 2011 às 18:32
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


O deputado Nilson Santos, que toma posse para o segundo mandato em 1º de fevereiro, entrou na disputa por espaço na nova Mesa Diretora, responsável por administrar um Legislativo que consome quase R$ 20 milhões por mês. Em reunião de bancada, Nilson ganhou respaldo dos colegas peemedebistas e, internamente, concorre com Romoaldo Júnior. Na chapa única lançada até agora e liderada por José Riva (PP), deputado cassado e que se elegeu com quase 100 mil votos, o PMDB ficou com a Primeira-Vice-Presidência. O partido garantiu 5 cadeiras, com a reeleição de Nilson e Wallace Guimarães, com retorno à Assembleia de Romoaldo e com as eleições de Baiano Filho e Teté Bezerra, que abre vaga para poder continuar à frente da secretaria estadual de Desenvolvimento do Turismo.

Nilson revela que a indicação peemedebista não está definida. Acredita que será escolhido e enfatiza contar com apoio de Baiano e Wallace. Há possibilidade de Romoaldo abrir mão da vaga na Mesa para poder atuar como líder do Governo no Legislativo mato-grossense. Ele já foi primeiro-secretário nos anos 1990, numa dobradinha com Humberto Bosaipo, então presidente e hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

"Sou candidato à Mesa. Essa vaga (primeiro-vice-presidente) ficou para o PMDB e me sinto preparado para tal", diz Nilson Santos, em entrevista nesta terça, a 14 dias da posse e da eleição para o comando da AL. Segundo o deputado peemedebista, de fato, existe a possibilidade de Romoaldo vir a ser o interlocutor do Palácio Paiaguás, o que levaria naturalmente o seu companheiro de sigla a abrir mão de cargo na Mesa.

Nilson Santos é de Colíder, um dos municípios do Nortão e onde começou na vida pública como vereador pelo antigo PFL (hoje DEM). Em 1996, ele garantiu vaga na Câmara Municipal com 777 votos. Quatro anos depois, se reelegeu com 1.673 e presidiu o Legislativo municipal (2001/2002). Em 2004, já pelo PMDB, disputou e perdeu para prefeito. No pleito de 2006, com 18.517 votos, ficou na segunda-suplência de deputado estadual e, com a cassação de Walter Rabello por infidelidade partidária por ter trocado o PMDB pelo PP, Nilson ganhou a condição de titular. Nas urnas do ano passado, ele reconquistou cadeira com 24.638. Teve a quarta maior votação dos peemedebistas, a oitava da coligação e a 13ª no geral.

Nas negociações para a nova Mesa, que será presidida por Riva, o DEM indicou o estreante Dilmar Dal Bosco para o cargo de segundo-vice-presidente. O PR fica com a Primeira-Secretaria, o segundo cargo mais imporante, mantendo Sérgio Ricardo no posto. A Segunda-Secretaria foi oferecida ao atual presidente da AL, Mauro Savi, que estuda até abrir espaço a outro colega.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/104604/visualizar/