Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 17 de Janeiro de 2011 às 09:46
Por: Téo Meneses

    Imprimir


Com a aproximação da data para escolha do novo presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (Ucmmat), a disputa fica cada vez mais acirrada. Os 2 principais concorrentes não abrem mão do pleito, apesar de defender o tradicional consenso na entidade. A escolha ocorre em fevereiro e pode contar um terceiro personagem.

São cotados para disputar a presidência da Ucmmat, que atualmente é comandada por Aluízio Lima (PR), de Salto do Céu, os vereadores Unírio Schirmer (PR), de Nova Mutum, que participa do grupo de Aluízio, e Marcos Mendonça (PTB), o Marquinhos, de Água Boa. Também admite entrar na disputa Vanilton da Silva (PR), de Vale São Domingos, mas ele admite a possibilidade de recuar em defesa da unidade e ocupar outro cargo na diretoria da entidade.

Os pré-candidatos já se articulam porque uma mudança no regimento interno da Ucmmat limitou em dois mandatos o prazo máximo para que cada presidente fique no cargo. Como Aluízio já caminha para concluir o terceiro mandato, não pode mais permanecer na cadeira. A eleição ocorre no dia 23 de fevereiro, em Cuiabá.

Marquinhos defende reoxigenação na União de Vereadores. Em 2009, ele perdeu por apenas 12 votos de diferença a eleição para Aluízio Lima. Já Unírio Schirmer, o Ratinho, disputa com propósito de manter a linha de trabalho da instituição. O atual presidente alega que conseguiu levar adiante cursos de capacitação para vereadores e estruturar a entidade.

Mato Grosso conta com 1.295 vereadores, sendo que grande parte das 141 câmaras municipais são filiadas à Ucmmat, criada em 1991. O cargo rende visibilidade ao presidente e costuma alçá-lo a maiores postos políticos. O ex-vereador por Cuiabá e atual prefeito de Barão de Melgaço, Marcelo Ribeiro (PP), já presidiu a entidade.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/104824/visualizar/