Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Domingo - 16 de Janeiro de 2011 às 08:34
Por: Ana Rosa Fagundes

    Imprimir


O vereador Domingos Sávio (PMDB) admite que o partido está próximo de assumir uma secretaria municipal
O vereador Domingos Sávio (PMDB) admite que o partido está próximo de assumir uma secretaria municipal

A prefeitura de Cuiabá estuda a criação da secretaria de cidades, que ficará responsável pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e trabalhos da Copa do Mundo na Capital. O vereador Domingos Sávio (PMDB) é cotado para assumir o comando dessa nova Pasta.

Conjecturas apontavam que o peemedebista assumiria a recém-criada Secretaria de Turismo, porém Sávio afirma que poderia desenvolver um trabalho melhor na outra Pasta. “Eu e o partido ainda estamos analisando as propostas. O certo é que as conversações de que o PMDB vai compor o secretariado do prefeito Chico Galindo está bem avançada. Eu quero estudar primeiro onde eu teria possibilidades das secretarias”, disse o vereador.

Com Domingos Sávio na pasta de Cidades, o presidente municipal do PMDB, Clóvis Cardoso, assumiria o posto de secretário de Cultura do Município.

Para Sávio, uma das vantagens do PMDB assumir essas duas pastas municipais é que no governo do Estado as secretarias equivalentes também são chefiadas por indicações do partido. Nas secretarias estaduais de Cidades e Turismo estão o ex-deputado Nico Baracat e a deputada estadual eleita Teté Bezerra, respectivamente. “Nós podemos trabalhar juntos, acho que isso vai ser muito bom para Cuiabá”, considerou.

A criação da secretaria de cidades obedece uma lógica hierárquica. No segundo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi criado o Ministério das Cidades, responsável por programas como o PAC, um dos projetos carros-chefe do governo petista. Com o objetivo de conseguir mais recursos para a área de infraestrutura o governador Silval Barbosa (PMDB) também criou a pasta de Cidades no Estado. Com a mesma nomenclatura, o diálogo e contato com o órgão federal será facilitado. O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), tem o mesmo objetivo.

Outra vantagem da possível criação da nova secretaria é a desoneração da Secretaria de Infraestrutura, que hoje está sobrecarregada de trabalho, que também cuida da coleta de lixo, limpeza da cidade e operações tapa-buracos, além das obras de infraestrutura.

Domingos Sávio afirma que a parceria agora entre PMDB e PTB neste momento não implica em compromisso para 2012, nas eleições municipais. Com a intenção de conseguir mais recursos para Cuiabá, Chico Galindo convidou PMDB e PR para participarem do staff municipal. Os dois partidos têm representantes políticos de peso, como o governador do Estado e o senador eleito Blairo Maggi (PR). Líderes estaduais do PR, como o deputado estadual Sérgio Ricardo, no entanto, preferem que o partido não aceite o convite. Ele pretende ser candidato a prefeito em 2012.

Para Domingos, independente do rumo político do partido em 2012, a aliança no momento será bem-vinda para ajudar a Cuiabá. “Na primeira gestão de Wilson Santos o PR participou do governo aceitando secretarias e depois teve candidatura própria. São momentos políticos diferentes. Primeiro, temos que trabalhar”, afirmou o vereador.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/104913/visualizar/