Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Domingo - 16 de Janeiro de 2011 às 06:31
Por: Téo Meneses

    Imprimir


O governador Silval Barbosa (PMDB) vai pedir aos partidos aliados que mantenham a coligação pela qual foi eleito e discutam conjuntamente o lançamento de candidaturas a prefeito em 2012. Várias legendas da base governista já articulam individualmente projetos que podem levar a futuros embates.

Silval defende a manutenção da coligação "Mato Grosso em 1º Lugar" com argumento de que os partidos podem sair fortalecidos para 2012. Diz ainda que todos representam o mesmo projeto. "Será bom se todos puderem permanecer no mesmo grupo. Isso fortalece cada um individualmente e a aliança como um todo. Além do mais, defendemos a mesma bandeira. Isso poderia ser mantido nas eleições municipais".

A declaração de Silval foi feita em entrevista ao jornal A Gazeta poucos dias depois dos partidos aliados começarem a cogitar os primeiros nomes para 2012. O próprio PMDB do governador já fala em lançar um candidato à Prefeitura de Cuiabá, assim como sonham dirigentes do PR, PP e até mesmo PT.

O presidente estadual do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra, alega que o partido precisa pegar carona no bom momento que vive com a eleição de Silval. "Vamos lançar candidatos a prefeito nos maiores colégios eleitorais de Mato Grosso, como é o caso de Cuiabá. Esperamos que esse bom momento nos ajude nesse objetivo".

Bezerra cita ainda como certas candidaturas do PMDB em Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Alta Floresta.

O PR, presidido pelo deputado federal Wellington Fagundes, também sonha em disputar as prefeituras de Rondonópolis. "Sei que cada legenda tem autonomia para definir seu futuro, mas poderemos fazer reuniões com frequência e ver até que ponto essa unidade pode ser mantida. Isso seria bom para todos", completa Silval.

Na gestão do ex-governador e senador diplomado, Blairo Maggi (PR), a coligação "Mato Grosso Mais Forte" se manteve praticamente inalterada de 2002 a 2008. O grupo era encabeçado pelo PR, PP e DEM e conseguiu formar aliança na maioria dos 141 municípios do Estado, o que rendeu a eles hegemonia política no período nas eleições municipais e estadual.

A coligação de Silval (Mato Grosso em Primeiro Lugar) foi formada em outubro por 13 legendas: PMDB, PR, PT, PP, PC do B, PTN, PTC, PT do B, PRP, PRB, PHS, PSC e PMN. Na Assembleia Legislativa, as agremiações já estão alinhadas e vão garantir a governabilidade pelos próximos 4 anos.

Nanicos - Sem grande representatividade, os partidos nanicos da coligação de Silval deverão ser contemplados com cargos no segundo e terceiro escalão do Palácio Paiaguás nos próximos dias. O governador alegou ao jornal A Gazeta que vai procurar as siglas para discutir a composição do staff.

A promessa de Silval em procurar a auto intitulada "Frentona" (PC do B, PTN, PTC, PT do B, PRP, PRB, PHS, PSC e PMN) foi feita depois do grupo reclamar nos bastidores e admitir até migrar para oposição se não for contemplada. O grupo permanece aliado ao PR desde a eleição de Maggi em 2002.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/104922/visualizar/