Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 15 de Janeiro de 2011 às 07:13
Por: Marianna Peres

    Imprimir


Colheita deverá ser intensificada no final deste mês, mas há preocupação em relação as chuvas de verão
Colheita deverá ser intensificada no final deste mês, mas há preocupação em relação as chuvas de verão

A colheita da safra de soja 10/11, em Mato Grosso, finaliza a primeira quinzena do ano em ritmo aquém ao registrado em igual período do ano passado. Conforme novo boletim de acompanhamento de colheita do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), apenas 0,7 da área plantada – mais de 6,21 milhões de hectares – estavam colhidos até o dia 13 deste mês. Comparando com o registrado há um ano, há um atraso de 2 pontos percentuais (p.p.).

A atualização dos números mostra que cerca de 40 mil hectares foram colhidos e já ofertam a soja da variedade precoce que foi plantada entre o final de setembro e o início de outubro do ano passado. Neste período, as condições de clima e solo não permitiram um plantio generalizado em todas as regiões do Estado e por isso, a colheita segue refletindo os efeitos do plantio mais tardio. Se o ritmo aplicado no campo agora fosse o mesmo registrado há um ano, mais de 150 mil hectares já estariam colhidos.

Em relação à semana passada, o avanço foi de 0,4 pontos percentuais e das três regiões que estavam colhendo, apenas uma deu início aos trabalhos nos últimos dias, a centro sul. Das sete regiões produtoras – divisão que serve de referência ao Imea – estão com os trabalhos em andamento: médio norte, oeste, centro sul e sudeste. Sem sinal de colheitadeiras entre as lavouras estão, noroeste, norte e nordeste.

Por mais uma semana, a região mais adiantada é a oeste com 1,9% da área de mais de 938 mil hectares colhida. A região que concentra mais de 40% da produção estadual, a médio norte, atinge 0,7% de uma extensão de mais de 2,45 milhões de hectares. As outras duas regiões, centro-sul e sudeste, têm 0,5% colhido.

Em relação aos municípios, o mais adiantado é Sapezal (460 quilômetros ao noroeste de Cuiabá). De uma área de 360 mil hectares destinados à sojicultura, 3% estavam colhidos até o último dia 13. Lucas do Rio Verde (360 quilômetros ao norte de Cuiabá), está com 1,5% da área de 235 mil hectares colhida.

Conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a atual safra segue com previsão de recorde para a sojicultura. As estimativas apontam para uma produção local de 19,49 milhões t, 3,9% acima da safra 09/10. Em relação à área, o aumento é de 2,4%, já que a cobertura vai a 6,37 milhões ha ante 6,22 milhões no ciclo 09/10. Se os números se confirmarem, a sojicultura estadual, que é a maior do Brasil, avança mais 2,4% em área e 3,9% em produção, o que garantiria o melhor resultado em mais de 30 anos de soja em Mato Grosso.

PLANTIO – Ontem, o Imea divulgou o primeiro levantamento do plantio de algodão. A semeadura atinge 68% da área de 595 mil hectares no Estado. Em boa parte do Estado, os trabalhos de colheita de soja já estão acontecendo, mas as chuvas dos últimos dias têm segurado o plantio do algodão 2ª safra. Enquanto isso, o algodão 1ª safra já tem 98% de sua área plantada. As estimativas também vêm confirmando uma inversão de área, já que devido às estiagens que atrasaram o plantio da soja, o algodão verão ganhou mais espaço. Na região nordeste a opção pelo algodão verão é nítida, pois 100% da área estão cultivadas. No noroeste e no sudeste a opção também foi pela fibra em primeira safra, já que 98% e 75% da superfície estão semeadas até o dia 13 deste mês.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/105009/visualizar/