Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 13 de Janeiro de 2011 às 09:21

    Imprimir


Produtores de Mato Grosso devem estrear na venda futura de milho nesta safra. O sistema, que não era utilizado nesta cultura, ao contrário da soja, reflete um cenário positivo para o plantio do cereal, cujo preço está elevado.

Após registrar recuperação dos preços, que ano passado ficou bem abaixo do preço mínimo de R$ 13,98, o setor comemora o valor da saca, cotada em cerca de R$ 18 (saca) na maioria dos municípios mato-grossenses.

Boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) afirma que o mercado interno de milho começou 2011 com melhores preços que no ano passado. Os baixos estoques tanto em nível nacional quanto internacional são fatores que justificam esse desempenho.

O diretor da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Carlos Henrique Fávaro, destaca que a manutenção dos preços atuais pode indicar que a comercialização da produção mato-grossense ocorra sem os subsídios do governo. "Devemos pensar em exportação internacional para não prejudicar outros estados".

Ele lembra que a produção de Mato Grosso tem um excedente de aproximadamente 6 milhões de toneladas. "Isso considerando uma produção de 8 milhões de toneladas do grão. O consumo interno de 2 milhões (t)".





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/105238/visualizar/