Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Domingo - 09 de Janeiro de 2011 às 12:02
Por: Pollyana Araújo

    Imprimir


Bem-sucedido na exploração do garimpo em Mato Grosso, o governador Silval Barbosa (PMDB) determinou levantamento para a elaboração de um mapa geológico do Estado para detectar as regiões com maior volume de minérios. “As pesquisas reafirmam que temos muitas riquezas que não são exploradas”, destacou.

Após muita polêmica sobre a descoberta de duas jazidas estimadas em 11,5 bilhões de toneladas de minério de ferro e de 450 milhões de toneladas de fosfato, na região de Mirassol D’Oeste, o governador disse que será escolhida uma empresa para a concessão da exploração das riquezas minerais.

Em setembro passado, em plena campanha à reeleição, Silval classificou a megajazida de “pré-sal” de Mato Grosso e gerou polêmica, pois, em seguida, Serviço Geológico do Brasil (CPRM) do Ministério de Minas e Energia desmentiu a informação, alegando que havia somente teores positivos de ferro entre 30% e 40% e altos teores de até 6% em afloramentos de fosfato.

Silval, no entanto, “bateu o pé” e sustentou que se tratava do resultado de um trabalho de anos, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), sob o comando de Pedro Nadaf. A quantidade de minério de ferro anunciada corresponde a mais de um terço do total de 30 bilhões de toneladas do país estimado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/105524/visualizar/