Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 06 de Janeiro de 2011 às 07:30
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


Uma das principais metas da recém-criada secretaria estadual de Justiça e Direitos Humanos será a reestruturação do sistema carcerário de Mato Grosso. Conforme o desembargador aposentado Paulo Lessa, que assumiu a pasta no último dia 1º de janeiro, a ideia é construir presídios industriais. Ele lembra que até agora não houve um olhar direcionado as pessoas que cometem crimes no Estado. “Até hoje depositáva-se os seres humanos ali e o social?", questiona Lessa.

Ainda conforme ele, a ideia é fazer com que as pessoas presas não voltem aos presídios e que realmente consigam se recuperar. “Melhorar a qualidade do sistema penitenciário e profissionalizá-los. Eles precisam sair de lá e não voltar a delinquir”, ponderou o secretário.

Segundo ele, é necessário construir mais casas destinadas ao cumprimento de penas nos regimes semiaberto e aberto. Lessa pondera que em Mato Grosso existem apenas 1 casa do albergado na Capital Cuiabá e outras duas em Várzea Grande. A pasta comandada pelo ex-desembargador surgiu após o desmembramento da secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública.

A ideia era dividir as atribuições existentes para melhorar a segurança no Estado, que hoje é alvo de muitas críticas. “A mão que prende não deve e não pode ser a que cuida. Essa pasta tira a carga excessiva da Sejusp e também vem cuidar das pessoas que estão presas”.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/105836/visualizar/