Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 01 de Janeiro de 2011 às 09:48

    Imprimir


No comando do Palácio Paiaguás desde 31 de março de 2010, o governador reeleito Silval Barbosa (PMDB), que é o 11º à frente do Estado desde sua divisão, em 1979, é empossado neste sábado, 1º de janeiro, para mais quatro anos de mandato. Ao suceder um dos gestores com maior aprovação popular, o ex-governador Blairo Maggi (PR), Silval deve marcar seu nome na história de Mato Grosso como o governador da Copa do Mundo, já que a Capital será sede do Mundial em 2014, no último ano de sua administração.

   Ele, que também foi o terceiro vice-governador a assumir definitivamente o comando do Estado, neste ano terá o desafio de criar sua própria marca. Agora, juntamente com o governador, também tomam posse na solenidade deste sábado sua equipe de governo, composta por 22 nomes do primeiro escalão.

   Silval já começa o ano com o Governo estruturado a seu gosto. Promoveu desmembramento de secretaria, mudança de nome, criação de novas pastas e não enfrentou nenhum problema para aprovar as alterações na Assembleia Legislativa, onde conta com o apoio da maioria dos deputados.

   A solenidade de posse será dividida em duas etapas. Primeiro, às 9 horas, o governador é empossado oficialmente na Assembleia. Depois, segue para o Centro de Eventos do Pantanal, onde foi montada uma megaestrutura para o evento. Ele deve chegar ao local por volta das 10h15 e passa por revista às tropas.

   Toda a equipe de secretariado que tomará posse durante o evento, bem como seus familiares e convidados, permanecem em uma sala VIP, no Centro de Eventos, aguardando a chegada do governador. No pavilhão principal, a organização estima a presença de cerca de 5 mil pessoas para acompanhar a solenidade.

Confira quem será empossado neste sábado:
Silval Barbosa – governador
Chico Daltro - vice-governador
Éder Moraes – secretário-chefe da Casa Civil
Antônio Moraes – Casa Militar
César Zílio – secretário de Administração
Djalma Sabo Mendes – secretário extraordinário de Governo
Nico Baracat – secretário de Cidades
Jilson Francisco – secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar
Osmar de Carvalho – secretário de Comunicação Social
João Malheiros – secretário de Cultura
Teté Bezerra – secretária de Desenvolvimento do Turismo
Rosa Neide Sandes de Almeida  – secretária de Educação
Antônio Azambuja – secretário de Esportes
Edmilson dos Santos  – secretário de Fazenda
Pedro Nadaf – secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia
Roseli Barbosa  – secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social
José Gonçalves Botelho do Prado – secretário de Planejmaneto e Coordenação
Pedro Henry – secretário de Saúde
Diógenes Curado – secretário de Segurança Pública
Paulo Lessa – secretário de Justiça e Direitos Humanos
Arnaldo Alves – secretário de Transporte e Pavimentação Urbana
Alexander Maia – secretário de Meio Ambiente
Eliene Lima – secretário de Ciência e Tecnologia
Francisco Vuolo - secretário extraordinário de Acompanhamento da Logística Itermodal de Transporte

Às 09h10 - Tem início cerimônia de posse de Silval

   O presidente da Assembleia, deputado Mauro Savi (PR), deu início à solenidade de posse do governador Silval Barbosa (PMDB) e de seu vice, Chico Daltro (PP). Neste momento, ele convoca os membros da Mesa Diretora para ocuparem seus respectivos lugares e cita a presença dos demais deputados.

   No local, além dos parlamentares, acompanham a solenidade o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, José Silvério, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Valter Albano, o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), deputados federais e os futuros secretários de Estado.

Às 09h14 - Silval é aplaudido ao entrar no plenário

   Logo após a convocação da Mesa Diretora, Silval e Daltro foram aplaudidos ao entrar no plenário da Assembleia para serem empossados. Cumprimentados pelos presentes, o governador, que chegou cerca de dez minutos antes do início do evento ao local, foi recepcionado por Savi. Com a entrada oficial do peemedebista e de seu vice, está sendo executado o Hino Nacional.

Às 09h20 - Secretários ignoram sala VIP e vão à Assembleia

   Apesar de preparar uma sala VIP especialmente para os futuros secretários e seus convidados não precisarem se deslocar até a Assembleia, onde acontece a primeira parte da solenidade de posse, muitos deles prefiriram ignorar o conforto oferecido pela organização do evento e ir até o local. Participam da posse de Silval, no Legislativo, os secretários que tiveram permanência confirmada no staff Éder Moraes (Casa Civil), Arnaldo Alves (Transporte e Pavimentação Urbana), Jilson Francisco (Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar), Roseli Barbosa (T rabalho, Emprego, Cidadnia e Assistência Social) além dos futuros secretários, Teté Bezerra (Desenvolvimento do Turismo) e Pedro Henry (Saúde).

Às 09h23 - Silval e Daltro já são oficialmente governador e vice

   Na tribuna do plenário da Assembleia, Daltro e Silval fizeram o juramento com a mão no peito, prometendo defender os interesses do Estado e estão oficialmente empossados para os cargos de vice-governador e governador, respectivamente.

Às 09h26 - Sérgio Ricardo faz leitura do termo de posse

   Após o juramento de Silval e Daltro, o primeiro-secretário da Mesa Diretora da Assembleia, deputado Sérgio Ricardo (PR), faz a leitura do termo de posse, cumprindo o protocolo da cerimônia. O documento lembra que os eleitos apresentaram os devidos documentos de prestação de contas e cumpriram os rituais previstos para serem oficialmente declarados empossados nos cargos de governador e vice-governador.

Às 09h32 - Júlio comparece à cerimônia, mas lembra que foi oposição

   O deputado federal diplomado, Júlio Campos (DEM), fez questão de marcar presença na cerimônia de posse, mas não esqueceu que fez oposição à campanha de reeleição de Silval. “Desejo sucesso a Silval e sua equipe, mesmo sendo de um partido que apoiou outro candidato. Na Câmara Federal, estarei trabalhando por Mato Grosso à disposição para lutar por grandes causas em favor do desenvolvimento do povo mato-grossense”, declarou em entrevista à TV Assembleia.

Às 09h37Savi encerra discurso desejando sucesso ao novo governador

   Em nome da Assembleia, Savi deu as boas vindas a Silval e Daltro lembrando que eles foram eleitos pela vontade do povo e terão a missão de representá-lo. “Silval recebe hoje, desta Casa de leis, a responsabilidade de transformar sonhos em realidade”. Ao destacar as tarefas e desafios assumidos pelos novos gestores, o deputado finalizou desejando sucesso a ambos e concovocou o vice-governador empossado para dar início a seu discurso. 

Às 09h45 - Para Daltro, qualidade de vida deve estar em primeiro lugar

   Após agradecer a seus familiares e a seu companheiro de chapa, o governador Silval, Daltro fez um breve discurso para reafirmar o compromisso de colocar em prática ações que visem dar garantias ao crescimento do Estado. No entanto, apesar de defender o ritmo de desenvolvimento, disse que a criação de oportunidades e a qualidade de vida do povo estará em primeiro lugar durante sua gestão.


Valter Albano, Sérgio Ricardo, Silval Barbosa, Mauro Savi, José Silvério e Chico Daltro compõem a Mesa
Foto: Marcos Vergueiro

 

Às 09h53 - Empossado pela quinta vez, Silval abre mão de discurso pronto

   Ao tomar a palavra, o governador empossado lembrou que esta é a quinta vez que assume um cargo público, mas que cada uma teve um gostinho diferente. “Todas as vezes, trouxe comigo um discurso pronto para esta ocasião, mas desta vez, vou deixar por conta da emoção”, destacou. Para ele, mesmo com seu histórico de vida política, a conquista do Palácio Paiaguás foi uma surpresa. “Em 33 anos neste Estado, sempre tive o sonho de trabalhar, ajudar as famílias, o desenvolvimento das regiões, mas nunca, nesse tempo todo, me passou pela cabeça que o povo me daria esta oportunidade”, declarou emocionado.

Às 09h56 - Experiência na AL foi um grande aprendizado

   Silval destinou boa parte de seu discurso para agradecer os deputados e demais servidores da Assembleia. Deputado por dois mandatos, ele ressalta que a estada na Casa de Leis foi um grande aprendizado para que ele chegasse onde está hoje. “Quero aqui fazer um agradecimento especial aos amigos deputados, não só da atual legislatura, mas desde a 13ª, que sempre me acolheram. Aqui foi um grande aprendizado”, destacou.

Às 10h - Silval garante respaldo a seu vice

   “Não há missão que seja cumprida só com a responsabilidade do governador. Meu vice terá um papel preponderante nesta missão”, ressaltou Silval, lembrando que conhece profundamente a diferença de atribuições e as dificuldades dos dois cargos. “Sei que a missão de ser vice é nobre, mas tem que ter o respaldo total do governador para conseguir desempenhar sua função”, ponderou.
Desta forma, ele garantiu que Daltro terá seu total apoio nos próximos quatro anos de seu mandato. “Com sua capacidade, qualificação profissional, Chico (Daltro) terá em mim um companheiro e parceiro que lhe dará autonomia para que possa desenvolver funções importantes, não só as delegadas, mas em todas as instâncias respaldadas por mim, governador”, concluiu.

Às 10h06 - Em agradecimentos, Silval lembra de Maggi

   Ao finalizar seu discurso, Silval ressaltou que seu antecessor e um dos principais defensores de sua eleição, o ex-governador e senador diplomado, Blairo Maggi (PR), que não esteve presente na cerimônia, lhe telefoneu nesta sexta (31) para desejar sucesso à frente do Palácio Paiaguás. Apesar da ausência do companheiro, o peemedebista fez um agradecimento especial pelo apoio recebido do republicano antes de encerrar seu discurso.

Às 10h08 - Silval e comitiva deixam Assembleia e seguem para Centro de Eventos

   Depois de seu discurso, foi executado o Hino de Mato Grosso e, em seguida, o governador empossado e sua equipe deixaram o plenário da Assembleia e seguem, em comitiva, para o Centro de Eventos do Pantanal, onde acontece a segunda parte da solenidade, em que serão empossados seus secretários de Governo.

Às 10h37 - Governador chega ao Centro de Eventos e dá início à segunda etapa


Governador chega ao Centro de Eventos Pantanal e passa em revista pelas tropas armadas
Foto: Edson Rodrigues

   Silval chegou ao Centro de Eventos do Pantanal para a segunda etapa da solenidade de posse. Como primeira atividade programada, ele passa em revista pelas tropas armadas. Em seguida, assiste ao desfile da cavalaria acompanhado da primeira-dama, Roseli Barbosa (PMDB), de seu vice e demais autoridades. Após o desfile, ele concede entrevista coletiva aos veículos de comunicação que acompanham o evento.

Às 10h38 - Em evento, coordenador se diz triste com Silval

   O coordenador da chamada Frentona, grupo de sete partidos de pequeno porte que integraram a aliança que elegeu Silval, Baltazar Ulrich fez questão de marcar presença no evento e mostrar sua tristeza com a postura do governador empossado. “Ele nos esqueceu, assim como Maggi”, ressaltou.

   Neste sábado serão empossados os 22 nomes que integram o primeiro escalão e, segundo Baltazar, o peemedebista não honrou com sua palavra. “Durante a campanha, ele nos disse que quem ajuda a eleger, também ajuda a governar, agora, sequer nos recebeu”, desabafou.

Às 10h41 Secretários aguardam posse em sala VIP

   Enquanto Silval se dirige para o interior do Centro de Eventos, os secretários que serão empossados neste sábado, mesmo os que o acompanharam durante a solenidade na Assembleia, aguardam em uma sala VIP preparada pela organização, para que eles esperem, juntamente com seus convidados, serem chamados para o palco, onde serão oficialmente empossados. 

Às 10h50 - Silval dá sua primeira entrevista como governador eleito


Silval Barbosa concede coletiva à imprensa; primeira pergunta respondida após ser empossado é do RDNews
Foto: Ednilson Aguiar

   Mesmo ocupando o posto de governador desde 31 de março de 2010, Silval concede, neste momento, sua primeira entrevista oficial como eleito pelo voto popular. A coletiva deve durar cerca de 30 minutos e acontece em sala reservada para a imprensa no Centro de Eventos Pantanal.

   As perguntas foram previamente sorteadas e são todas inéditas. Silval responde ao questionamento da imprensa ao lado de Roseli e Daltro. O secretário adjunto de comunicação, Onofre Ribeiro, dá início à entrevista, pedindo que os jornalistas não façam perguntas corpo-a-corpo ao final da coletiva para não atrasar o evento, já que o governador tem horário marcado para deixar o local e seguir para Brasília, onde participa da posse da presidente diplomada, Dilma Rousseff (PT).

Às 10h54 - Disque-denúncia vai funcionar a partir de janeiro, diz Silval

   Ao responder a primeira pergunta depois de empossado como governador de Mato Grosso, Silval informou à repórter Laura Nabuco, do RDNews, que, como prometido, já implantou um disque-denúncia dentro de seu gabinete que deve estar em funcionamento a partir da primeira semana de janeiro. “Às vezes o cidadão tem um pouco de receio em fazer uma denúncia diretamente ao Comando Geral de Polícia e se sente mais seguro em falar diretamente com o governante, então instalei esse sistema e vou manter uma equipe altamente de confiança para manter em sigilo todas as informações que recebermos. Com certeza, assim, estarei mais à par de tudo o que acontece, principalmente em relação à segurança pública”, explicou.

Às 11h07 - Primeiro ato de Silval será reunião com secretariado

   O governador empossado anunciou, em entrevista coletiva, que seu primeiro ato durante o mandato que se inicia neste sábado será uma reunião, na próxima segunda (3) com o secretariado que está sendo empossado nesta solenidade. “Vou cobrar firmemente o cumprimento de todas as metas que estabelecemos”, ressaltou.

   De acordo com Silval, os deputados que estão à frente de determinadas pastas não poderão se esconder atrás de seus mandatos no Legislativo para fazer “corpo mole” em sua gestão. “Não é porque é deputado estadual ou federal que não vai ter que cumprir suas obrigações e se acomodar, na pasta”, disse. Para ele, apesar das indicações políticas, seu quadro é bastante técnico também. “Vejo que é um quadro qualificado, preparado para corresponder às expectativas da população, juntando perfil político, técnico e a experiência necessária nas áreas que vão comandar para cumprir suas funções”, concluiu.

Às 11h18 - Gostaria muito de ter o DEM no meu Governo, diz Silval

   Silval garante que a discussão com os democratas, que fizeram oposição à sua campanha, para a composição de sua equipe, ainda está aberta. “Gostaria muito de ter o DEM no meu Governo”, destacou. De acordo com ele, a participaçaõ do partido em sua equipe fortaleceria também a relaçao do Estado em Brasília, com a atuação do senador Jayme Campos. Ele ressalta que caso o partido aceite deixar a oposição, terá garantida a nomeção de um deputado em seu staff e poderá contemplar, com seu mandato, o primeiro suplente a deputado estadual, Gilmar Fabris.

Às 11h22 - Governador garante que não vai interferir na eleição da Mesa Diretora da AL

   “Quando fui presidente da Assembleia, a única coisa que eu pedia ao Governo era que não interferisse no processo de eleição da Mesa Diretora da Casa. Agora, o mínimo que posso fazer é não interferir”, avaliou Silval, garantindo ficar neutro nas articulações dos deputados estaduais eleitos para comandar o Lesgislativo.

   Apesar de não interferir, ele aguardará o resultado da eleição interna para dar início às discussões para a escolha de seu representante na Assembleia.

Às 11h25Silval apresentará seu perfil a secretários

   Na reunião que marcará seu primeiro ato à frente do novo mandato, Silval afirma que apresentará seu perfil à sua nova equipe. “Quero alertar a todos os secretários sobre como o governador pensa e os cuidados que terão que tomar na execução orçamentária, para não extrapolar seus limites e respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal e a determinação do Tribunal de Contas”, disse.

Às 11h27 - Governador encerra coletiva

   Com tempo previamente estipulado, Silval encerrou a coletiva à imprensa e seguiu para o pavilhão central, onde serão empossados os novos secretários de seu Governo. No momento, ele acompanha a execução do Hino Nacional e, em seguida, assiste a uma apresentação cultural, antes de dar posse ao seu primero escalão.


Silval comemora posse como governador ao lado da primeira-dama Roseli Barbosa
Foto: Edson Rodrigues





Fonte: RD NEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/106258/visualizar/