Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 31 de Dezembro de 2010 às 07:43
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


O deputado federal reeleito Eliene Lima assume a Secretaria de Ciência e Tecnologia e abre vaga para o suplente Geller
O deputado federal reeleito Eliene Lima assume a Secretaria de Ciência e Tecnologia e abre vaga para o suplente Geller

Dos 22 cargos de primeiro escalão do futuro governo Silval Barbosa (PMDB), seis deles serão ocupados por deputados federais ou estaduais reeleitos. Dos últimos três mandatos de governador, a próxima gestão é a que vai concentrar um maior número de parlamentares em cargos no Executivo. Ou seja, 27% dos membros do staff abriram mão dos mandatos para os quais foram eleitos ou reeleitos em 2010.

As indicações atenderam acordos entre o governador e os partidos para contemplar os suplentes. Silval diz que todos os secretários atendem o perfil técnico, aliado à habilidade política.

Os deputados federais Eliene Lima e Pedro Henry, ambos do PP, assumirão as secretarias de Ciência e Tecnologia e de Saúde, respectivamente. O partido ainda indicou o deputado estadual reeleito Antonio Azambuja para a Secretaria de Esportes.

Para as vagas de Henry e Eliene assumem na Câmara Federal os empresários Roberto Dorner e Neri Geller, também do Partido Progressista.

A deputada estadual eleita Teté Bezerra, do partido do governador, assume a Secretaria de Turismo e abre vaga para o republicano Ondanir Bortolini, o Nininho. Já o deputado estadual João Malheiros, do PR, ocupará a Secretaria de Cultura e deixa a vaga na Assembleia Legislativa para o segundo suplente do PR, Emanuel Pinheiro.

Já o deputado José Domingos Fraga (DEM) foi convidado para a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar. Se aceitar, a cadeira do democrata no Legislativo ficará com o deputado estadual Gilmar Fabris, do mesmo partido.

Malheiros já foi secretário-chefe da Casa Civil na gestão Blairo Maggi (PR). À época foi escalado para o cargo para ceder vaga para os suplentes, em sistema de rodízio no Legislativo.

Na vaga de Azambuja, a cadeira na Casa de Leis fica com o primeiro-suplente do PP, Luiz Magalhães, o Luizinho, que atualmente exerce o cargo de vereador por Primavera do Leste.

Os principais partidos aliados do governador na eleição passada foram contemplados com cargos no primeiro escalão. Silval Barbosa espera beneficiar outros aliados em cargos de segundo e terceiro escalões a partir do dia 3 próximo.

O governador vai oficializar nos próximos dias os presidentes de autarquias, cargos considerados de segundo escalão, porém com independência financeira. Entre os órgãos, o mais cobiçado é a presidência do Detran. O atual presidente Teodoro Lopes, o Doía, deve continuar no cargo.

Silval Barbosa ainda vai se reunir com os secretários para definir os adjuntos, que também serão indicação políticas. Segundo ele, obedecendo ainda o perfil técnico. Nenhuma das secretarias de primeiro escalão foi entregue aos partidos verticalizadas, ou seja, para a sigla indicar todas as principais funções.

O governador faz na próxima segunda-feira a primeira reunião com todos os secretários.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/106344/visualizar/