Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 27 de Dezembro de 2010 às 11:44

    Imprimir


O escoamento da safra 2010/2011 deve custar até 15% mais caro para os produtores e esmagadores de grãos de Mato Grosso a partir de janeiro. O aumento é comum no período em que a colheita e o embarque dos produtos são intensificados. No ano que vem não só os custos de viagem vão ser levados em conta. Um outro fator também contribui para este aumento: a falta de mão-de-obra para esse tipo de transportes.

As indústrias de Mato Grosso que compram grãos ainda pagam o mesmo valor pelo frete que varia entre R$ 95 e R$ 140 por tonelada. Além da previsão de reajuste, os impostos também vão pesar no bolso. Despesas que se refletem no preço final do produto para o consumidor. “ Você colocar uma mercadoria em cima de um caminhão, abastecer o tanque dele de combustível do jeito que tá caro, fazer ele Caminhar mais de 2 mil Km para chegar no seu destino é muito difícil você vê uma viabilidade nisso” disse o presidente da Sindarroz/ MTJoel Gonçalves.

O diretor do Sindicato dos Transportadores do estado, Gilvando Alves de Lima, prevê dificuldades para encontrar novos motoristas para os meses seguintes. E quando falta oferta de profissionais, o trabalho deles tende a custar mais caro. “O motorista ele não se faz da noite pro dia, além de formação você precisa de qualificação, não adiante você comprar o veículo se não não tem naturalmente o elemento humano desse volante para fazê-lo bem esse trabalho” explicou o diretor.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/106785/visualizar/