Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 18 de Dezembro de 2010 às 05:30
Por: Laura Nabuco

    Imprimir


Apesar do TRE entrar em recesso na próxima segunda (20) e só retomar os trabalhos no dia 7 de janeiro, o desembargador Rui Ramos, presidente da Casa, garantiu que no que depender da Justiça Eleitoral até o final do 1º semestre de 2011 todos os processos envolvendo supostos crimes eleitorais vão ser julgados. 

A preocupação de Rui Ramos se justifica  pelo fato de muitos processos só serem julgados praticamente no final do mandato dos investigados. Esse foi o caso, por exemplo, do deputado estadual José Riva e do federal Eliene Lima, os dois do PP. Ambos foram condenados e destituídos de seus cargos por compra de votos a poucos meses do final de seus respectivos mandatos, que tiveram início em janeiro de 2007.

Neste ano, alguns casos são tidos como complexos, por isso, há uma expectativa de quando serão julgados. Em alguns deles, inclusive, a exigência de diligências e até mesmo de perícias não tornou possível o julgamento antes da diplomação dos eleitos, realizada nesta quinta (16).  Mesmo assim, o TRE garante que não haverá prejuízo, tendo em vista  que os diplomas ou até os mandatos podem ser cassados, se necessário.

Para Rui Ramos, os problemas poderiam ser diminuídos se fossem feitas mudanças na forma como são realizados os financiamento das campanhas. Ele defende também a existência de uma limitação da quantidade de cabos eleitorais contratados pelos políticos. "Caso contrário, ficamos num alto grau de insegurança. Afinal, não podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo", ressaltou. Ao mesmo tempo, o presidente cobrou uma maior participação da sociedade na fiscalização da aplicação dos recursos públicos, inclusive, aqueles destinados à Justiça Eleitoral.

Entre as investigações, que correm sob segredo de Justiça, a mais polêmica diz respeito ao governador Silval Barbosa (PMDB). Ele foi acusado de ter utilizado a máquina pública, por meio da Empaer, para favorecer sua reeleição. A representação foi feita pela coligação "Mato Grosso Melhor Pra Você", que lançou a candidatura do empresário Mauro Mendes (PSB) ao Governo. Até agora, o corregedor Márcio Vidal já ouviu 11 pessoas e, agora, o processo entrou na fase de alegações e diligências finais. 





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/107443/visualizar/