Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 16 de Dezembro de 2010 às 07:26

    Imprimir


A possibilidade do TRE levar em consideração votos de todos os candidatos com registros indeferidos levou consultores a fazerem várias projeções. A maioria concorda que, como o deputado federal Pedro Henry conseguiu validar o registro ontem à noite, ele garantira mais um mandato porque obteve 81,4 mil votos e cairia, assim, Nilson Leitão (PSDB).

As dúvidas persistem porque Henry é apenas 1 dos 10 candidatos a deputado federal com registro indeferido que disputaram vagas na Câmara Federal. Juntos, eles somam 95.639 votos. Isso coloca em risco também o deputado federal eleito Ságuas Moraes (PT), caso outros concorrentes também tenham os votos validados.

Há juízes-membros do TRE que defendem que a decisão do ministro Marco Aurélio, que determinou anteontem a contagem dos votos do PP em 4 estados, seja aplicada a todos os indeferidos, pois o entendimento dele teria efeito amplo ao validar votação suspensa de candidatos a deputado com registro indeferido enquanto eles brigam na Justiça para rever as situações.

Se o entendimento de Marco Aurélio prevalecer, nesse caso também podem ser somados mais 35.418 votos de outros 26 postulantes a uma vaga na Assembleia Legislativa, o que também aumentaria o quociente eleitoral para estadual, número necessário para os partidos elegerem representantes no sistema proporcional. (TM)





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/107679/visualizar/