Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 08 de Dezembro de 2010 às 10:26

    Imprimir


Em comemoração ao Dia do Extensionista Rural, a diretoria da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realizou a entrega de minibibliotecas e portfólios com informações dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) direcionadas aos agricultores familiares para os nove escritórios regionais da Empresa e 20 instituições públicas e privadas. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio do Programa Mais Alimentos, e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) disponibilizaram 33 coleções para o Estado de Mato Grosso. O evento aconteceu na terça-feira (07.12), na sede da Fundação de Amparo a Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Mato Grosso (Fundaper), em Cuiabá.

As empresas de assistência técnica e extensão rural do Brasil comemoraram 62 anos de serviços prestados ao produtor rural no dia 06 de dezembro. A Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) possui 27 empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematers), mais de 20 mil extensionistas, prestando atendimento a 2,5 milhões de produtores rurais. O presidente da Empaer, Enock Alves dos Santos, ressalta que a empresa atua em 94% dos municípios do Estado, atendendo mais de 35 mil produtores por ano, e disponibilizam os serviços de assistência técnica e extensão rural, pesquisa e fomento aos agricultores familiares em 133 municípios.

O engenheiro florestal da Empaer, Antônio Rocha Vital, autor dos livros Indicadores de Mata Ciliar Recuperada e Causos da Extensão Rural, inseriu o material com as minibibliotecas que são compostas de 150 publicações impressas, 40 vídeos, um CD com 33 arquivos e um portfólio temático com 16 CDs/DVDs (anexos). As coleções foram entregues aos representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri), Universidade de Várzea Grande (Univag), Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e outras.

Durante a solenidade de entrega das minibibliotecas, o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), Jilson Francisco da Silva, ressaltou o trabalho da extensão rural para a agricultura familiar, a importância para o desenvolvimento rural e a reestruturação da Empaer para melhor atender os produtores do Estado. O presidente da Federação dos Trabalhadores do Estado do Mato Grosso (Fetagri), Adão Silva, destacou a parceria com a Empaer junto ao meio rural e da novidade das minibibliotecas que estarão a disposição do agricultor como mais uma ferramenta de orientação.

Participaram ainda do evento, os diretores da Empaer Almir de Sousa Ferro, Carlos Luiz Milhomem de Abreu;superintendente do Senar, Tiago M. Correa; diretora da Fundaper, Ellen Costa Silva e funcionários da Empaer.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/108491/visualizar/