Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 04 de Dezembro de 2010 às 19:08
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Vereador Nino volta a presidir a Câmara de Arenápolis em 2011 ao ser eleito com cinco votos nesta sexta-feira
Vereador Nino volta a presidir a Câmara de Arenápolis em 2011 ao ser eleito com cinco votos nesta sexta-feira

Com o plenário da Câmara Municipal completamente lotado, os vereadores elegeram na última sessão ordinária do ano, realizada na noite de sexta-feira (03.12) o novo presidente da casa para o anuênio 2011.

O grande favorito era o vereador Cicero Francisco de Souza Neto (PP), o Neto, mas articulações políticas de bastidores minaram sua base que contava com cinco votos e o cotado passou a ser o vereador Antônio Cid Gomes Aragão (PP), o Toninho Serralheiro, mas de última hora foi eleito o vereador de segundo mandato Ednilson Martins Barbosa (PPS), que já presidiu o Poder Legislativo Arenapolitano na legislatura passada.

Assim que foi aberta a votação, o grupo do vereador Neto, composto pelos vereadores Alzinio José de Campos (DEM), Aroldo Soares de Oliveira Filho (PMN), Leonildo Ferreira da Cruz (PMDB), ao perceber que perderiam a eleição da mesa, tentou uma manobra em cima do vereador Emanuel Messias Santos (PPS), colocando no seu bolso um papel contendo os nomes de uma chapa com ele como presidente, mas a manobra não funcionou e os vereadores Noêmia Maria de Souza (PT), Emanuel Messias Santos, Galdino Gomes de Paula (PDT) e Antônio Cid Gomes Aragão elegeram o vereador Ednilson Martins Barbosa, o Nino, para presidir o parlamento municipal a partir de primeiro de Janeiro de 2011.

O grande fiel da balança no processo eleitoral foi o vereador Emanuel Messias Santos, que em determinado momento chegou a ser cogitado como presidente, mas preferiu ser eleito primeiro secretário da nova mesa diretora. O vereador Galdino Gomes de Paula recebeu proposta do grupo liderado pelo Neto para ser o presidente com os quatro votos do seu grupo, mas recusou por já ter assumido o compromisso de votar no vereador Nino.

Ednilson Martins Barbosa agradeceu o apoio e a confiança dos colegas e disse que vai buscar desempenhar o papel com a mesma responsabilidade com que administrou a casa em momento anterior, zelando pela imagem do Poder Legislativo e primando pela harmonia entre os pares e o Poder Executivo, objetivando garantir governabilidade e consequentemente melhorias para a população. “Nosso objetivo é criar condições para que o município cresça e se fortaleça cada vez mais, por que seguramente a população será a beneficiada” frisou Nino.

O vereador Emanuel Messias Santos comentou a manobra pra elegê-lo de ultima como presidente, o que classificou como uma tentativa de desmoralizá-lo publicamente, em virtude do compromisso que havia assumido de votar no colega Ednilson Barbosa. Emanuel disse que no meio do processo colocou seu nome como candidato e não obteve respaldo do grupo liderado pelo vereador Neto, que mantinha sua candidatura a qualquer custo e que apenas quando perceberam a derrota é que decidiram por apoiá-lo. “Naquele momento eu já havia garantido a minha palavra ao grupo do Nino e não poderia voltar mais atrás em hipótese alguma, e mesmo eles votando em mim decidi por cumprir o compromisso assumido anteriormente” disse.

O vereador Galdino Gomes de Paula demonstrou desprendimento ao recusar a proposta de ser eleito presidente com os quatro votos do outro grupo, e manteve seu posicionamento votando no vereador Nino. “Eu não posso ter duas palavras, se assumi o compromisso de votar no colega Nino, não poderia de última hora mudar minha posição. As pessoas precisam aprender a respeitar as outras e deixar de imaginar que é possível a qualquer custo comprar a consciência de outra, recusei a proposta de ser presidente por ter dada a minha palavra, que para mim é mais importante que qualquer cargo” afirmou Galdino.

O vereador Antonio Cid Gomes Aragão, o Toninho Serralheiro, disse que optou pelo nome de Ednilson Martins em virtude de sua serenidade, responsabilidade e compromisso com a cidade. “Nino é um vereador que tem demonstrado independência e comprometimento, além de serenidade e é desse comportamento que precisamos a frente do legislativo” resumiu.

A nova mesa diretora ficou assim composta:

Presidente: Ednilson Martins Barbosa

Vice-presidente: Galdino Gomes de Paula

Primeiro Secretário: Emanuel Messias Santos

Segundo Secretário: Antonio Cid Gomes Aragão






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/108857/visualizar/