Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 03 de Dezembro de 2010 às 07:16
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


Sob uma articulação sigilosa, o governador Silval Barbosa (PMDB) começa a montar a lista de nomes que poderão assumir os cargos mais cobiçados da administração de Mato Grosso. Mesmo negando a avaliação de indicações, o chefe do Executivo estadual tem recebido sugestões dos partidos aliados. Na linha de frente das articulações estão PP, PT, PR e PMDB.

Na tarde de ontem as conjecturas apontavam para um leque de indicações que começam pelo ex-presidente da OAB seccional de Mato Grosso, advogado Francisco Faiad, cotado para assumir a nova secretaria de Justiça e Direitos Humanos. O nome dele também chegou a ser cogitado para a pasta da Administração, mas o perfil de Faiad, segundo fonte do Palácio Paiaguás, aponta para o setor da Justiça.

Faiad negou ter mantido com o governo qualquer entendimento nesse sentido. Disse ainda que não avalia neste momento assumir posto no primeiro escalão da gestão estadual.

O advogado coordenou a assessoria jurídica da coligação vencedora das eleições gerais, Mato Grosso em Primeiro Lugar, encabeçada na campanha por Silval Barbosa. Ele é filiado ao PMDB e já ocupou cargo de direção municipal no interior do Estado.

César Zílio, que fez parte dos trabalhos da coligação vitoriosa, é contador e também é apontado como forte candidato para assumir a Secretaria de Administração. Ele entraria na cota do PR. Na pasta da Saúde, segundo informações, existe busca do governador por um gestor com perfil mais técnico do que político. Nesse caso, ficaria mais distante a possibilidade de o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) assumir o setor, como vem sendo cogitado nos corredores do Palácio.

Existe perspectiva ainda de que a pasta da Educação, detentora de um dos maiores aportes de verba, continue sob indicação do PT. É dada como certa a permanência na função do secretário-chefe da Casa Civil Éder Moraes. Silval também avalia a continuidade nos postos dos secretários-chefe da Casa Militar, coronel Antônio Moraes e de Meio Ambiente, Alexander Maia. O DEM também poderá ocupar espaço no staff. O nome do deputado democrata José Domingos é cotado para assumir a pasta de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.

Neste caso, abre espaço para o primeiro suplente, deputado estadual Gilmar Fabris (DEM), para ficar como titular na Assembleia Legislativa.

A Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) está desde ontem sob o comando do jornalista Osmar Carvalho, que substitui o também jornalista Onofre Ribeiro. A Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, comandada pela primeira-dama Roseli Barbosa, a exemplo da Secom, não sofrerá alteração na próxima gestão, conforme o próprio Silval antecipou há mais de um mês.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/108985/visualizar/