Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 29 de Novembro de 2010 às 19:10

    Imprimir


Para aumentar a renda do pequeno avicultor, a linhagem Poedeira 051 é uma boa alternativa para espaços de criação de semiconfinamento, com poucos recursos tecnológicos e ração elaborada dentro da própria granja. Oferecendo produção bem superior às aves coloniais rústicas, a galinha 051 atinge de 280 a 300 ovos durante as suas 80 semanas de vida. Reponsável pela pesquisa na Embrapa Suínos e Aves, o pesquisador Élsio Figueiredo ainda destaca que ela apresenta todas as vantagens do frango comercial, em especial a qualidade da carne.

A Poedeira 051 é fruto de um projeto de melhoramento genético, que selecionava aves de postura. O objetivo era encontrar uma composição ideal para a criação em pequenas propriedades. Os resultados encontrados foram satisfatórios, com um animal híbrido, com capacidade para produção de ovos pelas fêmeas e de carne pelos machos. Porém, Élsio recomenda que machos e fêmeas não sejam criados no mesmo espaço.

– Quando falo em criação comercial, recomendamos que o produtor compre só as fêmeas da Poedeira 051 e faça a cria e recria. Os machos 051 não oferecem tantos resultados quanto os de outras linhas, pois é um animal descarnado. Mesmo assim, se o avicultor tiver interesse pelo galo, pode abatê-lo com 85 ou 90 dias – alerta o pesquisador. 

Com relação à nutrição, Élsio diz que, por se tratar de um exemplar de alta produtividade, a 051 exige cerca de 120 gramas de ração de postura por dia. Esse é um cuidado que deve ser levado em consideração, assim como as normas para o sistema de confinamento. A indicação para o sistema de produção orgânica é de cinco a seis aves por metro quadrado. Já para as crias de até 3 dias de vida, que devem ser obrigatoriamente vacinadas, é necessário o aquecimento do espaço, a ração específica para a fase de cria e um ambiente fechado, para evitar o ataque de outros animais à ninhada. Devido ao maior cuidado exigido no trato com pintos recém nascidos, outra opção é adquirir fêmeas recriadas com 16 semanas de idade e já vacinadas. Com mais duas ou três semanas, o criador já a sua produção de ovos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/109387/visualizar/