Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 25 de Novembro de 2010 às 15:49
Por: Ronaldo Couto/Barra do Garças

    Imprimir


Os deputados Adalto de Freitas (PMDB) e Ademir Bruneto (PT) usaram a tribuna da Assembléia Legislativa (AL-MT) para reivindicar uma posição do Ministério Público do Estado (MPE) de Barra do Garças sobre a denúncia de um possível esquema de fraudes em licitações e superfaturamento de obras em cinco municípios do Vale do Araguaia, entre eles em Barra do Garças.

Os parlamentares pediram uma investigação minuciosa sob pena de terem que acionar o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para uma intervenção na promotoria de Barra do Garças.

Daltinho reclamou da omissão de alguns promotores da comarca barra-garcense diante do que ele chamou de “ponto do iceberg” sobre esquema de empreiteiros que pode ter lesado os cofres públicos em R$ 38 milhões. Além de Barra do Garças, prefeituras de Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Campinápolis, Ribeirãozinho e Pontal do Araguaia estão sob investigação.

Ele destacou que num relatório da Controladoria Geral da União (CGU) ficou evidenciando o superfaturamento das obras de pavimentação asfáltica que eram declaradas com 40 centímetros, mas só haviam, em alguns casos, 15 centímetros. “Precisamos acabar com esse sentimento de impunidade e avançar na investigação” frisou Daltinho.

O peemedebista afirmou que processos polêmicos sobre a venda da concessão de água e esgoto do município para Emasa em 2003 e o fato da empreiteira Silgran vencer a maioria das licitações de pavimentação asfáltica em Barra já eram de conhecimento do MP de Barra, mas segundo ele, não houve empenho dos promotores em apurar esses casos.

O deputado barra-garcense criticou também a decisão do Legislativo municipal, que arquivou por 7 votos a 2 o pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a gestão do prefeito Wanderlei Farias (PR). Segundo ele, ficou patenteado mais uma vez que o legislativo está protegendo o republicano ao rejeitar a CPI.

Daltinho disse que em Barra do Garças há um sentimento de impunidade por parte da população com a soltura dos acusados da operação Atlântida e muita gente falando que tudo vai acabar em pizza. “As instituições não podem cair no descrédito de fazerem uma grande operação com esta e não dar um resultado satisfatório ao povo” frisou.

Ele agradeceu o apoio do deputado Bruneto no seu pronunciamento e corroborou sobre a ideia de acionar a Procuradoria Geral de Justiça em MT e até mesmo o CNMP para intervir na promotoria de Barra do Garças.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/109812/visualizar/