Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 22 de Novembro de 2010 às 08:04
Por: Rafael Costa

    Imprimir


Uma antecipação dos projetos políticos visando à eleição de 2012 em Várzea Grande abriu a possibilidade de a ex-secretária de saúde do município, a médica Jaqueline Guimarães (PHS), filiar-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) para concorrer à prefeitura. Ela "estreou" na política este ano concorrendo a uma vaga na Câmara Federal conquistando 31.721 votos.

O único representante do PT na Assembleia Legislativa a partir de 2011, o deputado estadual Ademir Brunetto confirmou o convite feito a esposa do colega de bancada Walace Guimarães (PMDB).

"É uma mulher que tem sensibilidade social e serviços importantes prestados à comunidade várzea-grandense. Se vier, vai somar muito ao partido", revelou Brunetto.

O parlamentar conta que já conversou com militantes do PT de Várzea Grande recebendo manifestações favoráveis, o que também se repetiu com o presidente do diretório estadual do PT, Carlos Abicalil, e o deputado federal eleito Ságuas Moraes.

Porém, não assegura que sua filiação lhe dá automaticamente a vaga da legenda para concorrer a Prefeitura de Várzea Grande. "Houve reação positiva de todos os lados. Ninguém entra no partido com espaço garantido, mas, para auxiliar nos projetos políticos partidários".

Embora seja negada publicamente, nos bastidores, comenta-se que uma eventual filiação de Jaqueline Guimarães ao PT tem recebido o aval do marido Walace Guimarães numa estratégia de repetir no município a base partidária que dá sustentação ao governador Silval Barbosa (PMDB) e a presidente eleita Dilma Rousseff (PT).

Sem desgaste político, Jaqueline Guimarães é considerada uma opção viável num município carente de novas lideranças políticas e o projeto é aliar em torno de seu nome legendas como PMDB e PR, com a possibilidade de inclusão do PP.

A aposta de uma aliança com republicanos é motivada pelo desgaste do prefeito Murilo Domingos que sofre com altos índices de impopularidade e, em tese, está em situação política difícil para viabilizar seu sucessor. Por outro lado, Maksuês Leite do PP perdeu a eleição para deputado estadual após desistir em 2008 de concorrer a prefeito para apoiar o antigo adversário Júlio Campos (DEM).

Assim, seus aliados acreditam que reuniria maiores chances de vitória, uma vez que, teria a simpatia do Palácio Paiaguás por conta da unidade com aliados. Enfraquecido politicamente, o PT não oferecia resistências a sua filiação, pelo contrário, passaria a alimentar a possibilidade de eleger uma representante no Executivo no município que administra anualmente orçamento superior a R$ 800 milhões.

Simpatia - Presidente do diretório municipal do PT, Aparecido Albuquerque, afirmou que tem simpatia pela filiação da médica Jaqueline Guimarães ao partido. No entanto, assegura que qualquer projeto de candidatura deve ser amplamente discutido com as bases partidárias para aprovação.

"Não vamos impor nomes para a disputa. O filiado que tiver interesse vai passar pelo aval da militância. A Jaqueline Guimarães é uma opção, mas é natural uma ampla discussão para trabalhar projetos futuros".

Conforme A Gazeta apurou, uma eventual filiação de Jaqueline Guimarães ao PT enfrenta a resistência de correntes do partido em Várzea Grande. Isso por conta de sua antiga filiação ao DEM do senador Jaime Campos e do deputado federal eleito Júlio Campos, ambos com domicílio eleitoral no município.

Uma parcela dos petistas acredita que haverá uma filiação em massa de ex-democratas, o que seria desagradável ao partido. Ao mesmo tempo, correntes internas já trabalham o nome de Maria Aparecida Cortez para concorrer a prefeitura de Várzea Grande em 2012. Ela é presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep)) de Várzea Grande.

Antes de transferir-se ao PHS, Jaqueline Guimarães pertenceu aos quadros do DEM, porém, se desfiliou do partido após o marido Walace Guimarães não viabilizar sua candidatura para prefeito de Várzea Grande. Em 2008, ele foi derrotado no processo de escolha interna por Júlio Campos.

Ao mesmo tempo, petistas acreditam que a legenda pode ser usada como mero "trampolim" para servir de interesses políticos ao deputado Walace Guimarães que almeja chegar a prefeitura de Várzea Grande.

O parlamentar enfrenta resistências no PMDB para viabilizar sua candidatura, principalmente do presidente do diretório estadual, deputado federal Carlos Bezerra.

Ainda que timidamente, os peemedebistas têm sondado o vice-prefeito em exercício, Sebastião Gonçalves, o Tião da Zaeli (PR), para filiação com a garantia de ser o candidato da legenda em 2012. Porém, seria necessário encontrar alguma brecha na lei de fidelidade partidária para não ter impedimentos legais nos projetos políticos futuros.

Só disposição - Sem projetos políticos pessoais em mente, porém, com a disposição de contribuir socialmente com Várzea Grande. Assim, a médica Jaqueline Guimarães se define com a sondagem feita pelo PT para ingressar na legenda e ser uma opção para concorrer a prefeitura em 2012.

"Agradeço muito ao posicionamento do deputado Ademir Brunetto, mas, não conversei nada a respeito disso, entendo que o momento é muito prematuro para qualquer discussão política com vistas a 2012", comentou.

Ela assegura ainda que a prioridade neste momento é ajudar o marido a consolidar um projeto pessoal. "Estou trabalhando pela candidatura do Walace Guimarães a prefeito. A prioridade total é essa".

Um dos motivos que impulsionam sua candidatura a deputada federal é a possibilidade de contribuir mais com a saúde pública de Várzea Grande, o que ainda é uma pretensão mesmo fora de cargos eletivos.

"Enquanto estive na secretária de saúde, pude verificar que a situação no município exige uma dedicação intensa. Na condição de parlamentar poderia contribuir com debates, apresentar soluções e direcionar investimentos por meio de emendas, o que não foi possível concretizar. Quero contribuir muito com Várzea Grande, mas ainda não houve novos planejamentos".





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/110228/visualizar/