Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 19 de Novembro de 2010 às 15:30

    Imprimir


O episódio conhecido em Tangará da Serra como "Escândalo da Saúde" tem de render punição severa aos envolvidos, com as devidas imputações penais e também com o reparo dos prejuízos aos cofres públicos. A opinião é do presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Tangará da Serra, Josemar Carmerino dos Santos.

Os prejuízos que o escândalo representou para o município foram percebidos no início deste ano, quando o presidente local da OAB protocolou junto ao Ministério Público pedido de providências em relação às ilegalidades verificadas no termo de parceria celebrado entre o Executivo Municipal e a oscip Idheas. O ofício foi protocolado na promotoria local sob número 007/2010, em 18 de janeiro de 2010.

No documento, a OAB pede ao Ministério Público atitudes enérgicas contra as ilegalidades constatadas no termo de parceria, ao qual atribuiu "flagrante desacordo" com a Constituição Federal, Constituição Estadual e à Lei Orgânica Municipal. No mesmo ofício, a OAB pede a responsabilização civil e criminal tanto dos agentes públicos como dos particulares que provocaram prejuízos ao erário.

O jurista não esconde sua preocupação com os acontecimentos dos últimos anos em Tangará da Serra e lamenta o fato de que qualquer providência sobre o escândalo da saúde tenha demorado demais na esfera judicial. "A morosidade no Judiciário é prejudicial à sociedade, pois cria um senso de impunidade. A demora é, no fundo, um convite à corrupção", ponderou.
Na opinião de Santos, a demora do Judiciário em tomar providências pode ter acarretado prejuízos irreversíveis à ação civil pública protocolizada há seis mesas no fórum da comarca, o que poderia motivar o Ministério Público a propor uma nova ação, uma vez que não houve os afastamentos liminares dos envolvidos. Ou seja, teoricamente, como os denunciados permanecem nos seus cargos, novos prejuízos à municipalidade podem ter ocorrido ou mesmo estarem em curso.
RISCO ASSUMIDO - Josemar Carmerino dos Santos considera que o Escândalo da Saúde é mais um exemplo da irresponsabilidade dos agentes públicos para com a coisa pública no município. "Tangará da Serra está perdendo com isso. Não há mais investimentos na cidade. Ou o Judiciário toma uma providência enérgica ou o município seguirá no prejuízo", disse.

O representante da OAB chama atenção para a não observância das advertências recebidas tanto pelo Executivo como pelos vereadores quando da formalização da parceria com o Idheas. Ele considerou grave o fato dos vereadores não terem seguido o parecer da Assessoria Jurídica do Legislativo, que alertou para ofensas ao preceito constitucional do concurso público, à Lei de Licitações, à Lei de Responsabilidade Fiscal, e também aos princípios da moralidade, impessoalidade e legalidade. "Não se age de boa fé ignorando um parecer jurídico e uma recomendação do Ministério Público. Foi um risco assumido", observou, referindo-se aos vereadores favoráveis à contratação da oscip e ao próprio Executivo Municipal, que levou a cabo a formalização da parceria.

O ofício da seccional da OAB de Tangará da Serra integra os autos da ação civil pública por improbidade protocolizada pelo Ministério Público em 12 de maio deste ano.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/110350/visualizar/