Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 18 de Novembro de 2010 às 15:38

    Imprimir


Nos anos em que ocorre o fenômeno climático La Niña, os produtores de soja enfrentam uma série de desafios adicionais em suas propriedades. Essa preocupação é o tema central da segunda edição do projeto Lavouras do Brasil, iniciativa do Canal Rural com coordenação técnica da Embrapa, e será o foco do evento que será realizado na próxima sexta-feira, dia 19 de novembro, em Lucas do Rio Verde (MT). O Fórum Lavouras do Brasil terá início às 10h (horário de Brasília; 9h no horário local), na Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde, e contará transmissão ao vivo pelo Canal Rural. O evento é aberto a todos os envolvidos na cadeia de produção da soja.

Em sua segunda edição, o projeto Lavouras do Brasil, "reality do agronegócio" que reúne inovação e serviço em benefício dos produtores de soja, acompanha duas áreas demonstrativas de produção - uma dentro da Embrapa Soja em Londrina (PR) e outra na Embrapa Mato Grosso, em Sinop (MT).

A grande novidade desta edição do projeto é a exibição de um programa semanal ao vivo, todas as sextas-feiras, das 8h às 8h30, tratando de todos os aspectos da cultura da soja: técnicas de manejo, tecnologia, clima e mercado. Neste programa, os telespectadores poderão enviar dúvidas ou opiniões e em participações ao vivo por telefone.

Foram instaladas câmeras especiais nas duas unidades de cultivo, que assim como na primeira edição permitirão o monitoramento ao vivo via internet, 24 horas por dia, das condições e da movimentação das plantações. As mesmas técnicas utilizadas nas estações demonstrativas serão estendidas para duas plantações comerciais de sojicultores em Londrina (PR) e em Nova Canaã do Norte (MT). Na unidade matogrossense será feito o experimento em uma área de integração lavoura-pecuária-floresta, sistema de plantio desenvolvido pela Embrapa.

O projeto Lavouras do Brasil 2 é um recurso fundamental para quem produz soja. O reality é patrocinado por Bunge, >b>BASF e Massey Ferguson, apoio da Aprosoja Brasil e conta com parceria técnica da Somar, Uni.Business, IMEA, Cocamar, Cotrijal e Safras & Mercado. O projeto é uma realização do Canal Rural e tem coordenação técnica da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Conteúdo web

O site especial do projeto Lavouras do Brasil (www.lavouras.com.br) traz informações sobre clima, fotos das lavouras, reportagens sobre a cultura em diversos estados, estatísticas, dados de clima, imagem ao vivo das áreas experimentais da Embrapa e o diário de bordo destas lavouras.

Também continua ativa a rede social on-line do projeto (lavourasdobrasil.ning.com), que hoje já tem mais de duas mil pessoas cadastradas e contará com novos conteúdos, como a criação de novos grupos e a participação de analistas de mercado e agrometeorologistas.

Sobre o Canal Rural

O Canal Rural faz parte da principal plataforma de comunicação do agronegócio no Brasil, e é a TV segmentada mais assistida pelos tomadores de decisão do setor, segundo pesquisa Ipsos Marplan (2010). Lançada em novembro de 1996, a emissora tem cobertura nacional, sendo reconhecida como o veículo que melhor representa o segmento (pesquisa Vox Populi). O Canal Rural, que pertence ao Grupo RBS, leva informação e entretenimento aos milhões de produtores espalhados pelo país, e aos "produtores de milhões" que garantem ao setor uma participação no PIB brasileiro de aproximadamente 25%. Sua programação oferece 18 horas diárias de jornalismo, entretenimento e shopping rural, e pode ser assistida pelos canais 35 da NET, 105 da SKY, 108 da Via Embratel, pelas operadoras NEO TV, pela parabólica ou em tempo real pelo site www.canalrural.com.br.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/110482/visualizar/