Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 11 de Novembro de 2010 às 13:28
Por: Sissy Cambuim

    Imprimir


A vereadora por Rondonópolis, Mariuva Valentin (PMDB), teve o mandato cassado e foi declarada inelegível pelo juiz da 45ª zona eleitoral de Rondonópolis, Antonio Veloso Peleja Junior, na última terça (9). Além disso, ela foi condenada a pagar uma multa no valor de R$ 21,2 mil. No entanto, a parlamentar ainda pode recorrer da decisão.

O pedido de cassação foi impetrado pelo Ministério Público Eleitoral, ainda em 2008, logo após as eleições. Ela foi acusada, juntamente com o vereador Adonias Fernandes (PMDB), de compra de votos, mas o caso do parlamentar foi julgado improcedente e ele foi absolvido. Contra Mariuva, pesam as provas obtidas pela Polícia Militar.

Durante a “Operação Duas Caras”, realizada para apurar o não cumprimento do mandado de prisão expedido contra o assessor do prefeito José Carlos do Pátio (PMDB), Celson Antônio de Carvalho, que teria cometido crime eleitoral, as investigações eram acerca de um esquema de compra de votos na campanha majoritária das eleições municipais, mas os indícios levaram a constatação do crime eleitoral também por parte dos candidatos à Câmara. Foi encontrada uma lista com nomes de eleitores e cabos eleitorais de Mariuva. Na época, a promotora eleitoral Joana Maria Bortin Ninis, declarou que a relação parcial continha 1,5 mil nomes, mas que a lista oficial chegava a cerca de 2,5 mil eleitores.

Relembre o pedido de cassassão dos vereadores

Mariuva se reelegeu em 2008 com 2.249 votos. A Mesa Diretora da Câmara de Rondonópolis ainda não foi notificada sobre a decisão. No lugar da parlamentar, deve assumir o atual secretário de governo da prefeitura, Milton Gomes da Costa, o Miltão, que ficou na primeira suplência do partido com 1.735 votos. O segundo suplente é o líder do Movimento Sem Terra, Valdir Correa, que recebeu 917 votos nas eleições municipais.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/111098/visualizar/