Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 11 de Novembro de 2010 às 07:13
Por: Ana Rosa Fagundes

    Imprimir


A eleição para a nova direção estadual do PSDB só acontece em abril do ano que vem, mas até agora não há um consenso sobre o nome para suceder a deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB). O partido sair enfraquecido da eleição 2010 no Estado.

O ex-prefeito Wilson Santos defende o deputado federal eleito do partido, o ex-prefeito de Sinop Nilson Leitão como o melhor nome para presidir o diretório. Para Wilson, ele tem as qualidades para o cargo, pois transita bem em todos os lados do partido.

Thelma considera que ainda é cedo para falar da sucessão, apesar de admitir que não vai continuar no posto. Questionada sobre o nome de Nilson Leitão, Thelma diz é um bom nome, mas deixa claro que não é sua indicação. Ela lembra que o partido tem outros representantes que podem também fazer parte da discussão, como o deputado estadual Guilherme Maluf, o ex-senador Antero Paes de Barros e Aparecido Alves.

O partido saiu enfraquecido porque Wilson Santos (PSDB) amargou um terceiro lugar na disputa na Assembleia do Estado e na Câmara Federal. Thelma de Oliveira não conseguiu se reeleger. Em seu lugar, entrou Nilson Leitão. Já na Assembleia, das 24 vagas o PSDB só garantiu uma, com a reeleição de Guilherme Maluf. Além disso, os tucanos perderam a prefeitura de Cuiabá, a principal cidade do Estado, já que Wilson teve de deixar o Executivo para disputar o governo.

Durante a eleição o partido sofreu com a falta de dinheiro. A campanha majoritária ao governo só conseguiu arrecadar R$ 2,6 milhões, montante considerado baixo, ainda mais se comparado com os concorrentes. Com a falta de estrutura, houve uma debandada dos líderes do partido aliados, como DEM e PTB, além do próprio PSDB, que deixaram de fazer campanha para Wilson para ajudar outros candidatos. Sem essa penetração, principalmente no interior, o partido perdeu mais espaço e votos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/111131/visualizar/