Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 06 de Novembro de 2010 às 09:21
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


O desembargador Rui Ramos deve ser eleito presidente do TRE no próximo dia 18, quando o Pleno do Tribunal de Justiça se reúne para escolher os novos chefes da Justiça Eleitoral. O magistrado já comanda o TRE desde junho, quando o presidente Evandro Stábile foi afastado pelo Superior Tribunal de Justiça, após ser acusado de participar de um suposto esquema de venda de sentenças no Estado. Além dele, outros 3 magistrados também deixaram as suas funções devido a existência de fortes provas contra eles. Desde então, Rui Ramos, que era vice-presidente, passou a ficar à frente do TRE buscando recuperar a imagem do judiciário eleitoral junto à população.

Com uma atuação firme e revertendo algumas decisões que foram tomadas por seu antecessor, Rui Ramos conseguiu elevar o nome do TRE e conduziu a realização das eleições gerais deste ano sem transtornos. Além do nome de Ramos, o do desembargador Guiomar Teodoro Borges, que veio do Ministério Público Estadual (MPE), também é cotado para assumir a vaga.

No último dia 20, o presidente do TRE encaminhou um ofício ao presidente do TJ, desembargador José Silvério, falando sobre a necessidade de definir os nomes, respeitando o prazo de 60 dias antes do término do biênio. No mesmo documento ele teria manifestado o interesse de continuar no cargo. Durante a escolha também vai ser decidido quem serão os novos corregedor e vice-presidente do TRE. Hoje o cargo é ocupado pelo desembargador Márcio Vidal, que foi eleito novo corregedor do TJ e, por isso, não vai poder disputar nenhuma das vagas.

Juízes

Além das articulações de bastidores relativas à eleição da nova Mesa Diretora do TRE, o tribunal abre nesta segunda (8) o prazo para os juízes de Direito se candidatarem à vaga de juiz titular de 9 zonas eleitorais. As vagas disponíveis são destinadas a preencher o cargo de juiz titular da 25ª Zona Eleitoral, em Pontes e Lacerda; da 40ª Zona Eleitoral, de Primavera do Leste; da 6ª Zona Eleitoral, de Cáceres; da 33ª Zona Eleitoral, de Peixoto de Azevedo; da 57ª Zona Eleitoral, de Paranatinga; da 19ª Zona Eleitoral, de Tangará da Serra; da 23ª Zona Eleitoral, de Colíder; da 45ª e 10ª Zona Eleitoral localizadas em Rondonópolis e da 54ª Zona Eleitoral, com sede em Cuiabá.

Os magistrados interessados têm 5 dias para se inscrever. O único requisito é estar em efetivo exercício nas comarcas onde são ofertadas as vagas.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/111413/visualizar/