Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 27 de Outubro de 2010 às 08:02

    Imprimir


Com a disparada dos preços do algodão no mercado internacional, os produtores brasileiros iniciaram uma corrida para aumentar a área plantada e atingir um recorde de produção na próxima safra, de 1,7 milhão de toneladas - isso se o clima ajudar e garantir chuva nos próximos cinco meses. A área reservada ao plantio será 40% superior à da última safra, quando a seca prejudicou a colheita e deixou o mercado interno desabastecido.

Em Mato Grosso, estado que lidera a produção no País, os produtores estão deixando de plantar soja para investir no algodão. "Embora o preço da soja também esteja em alta, o algodão dá três vezes mais retorno", explica Fernando Terao, analista da consultoria Agra FNP. A área plantada no Estado, que na última safra foi de 428 mil hectares, será ampliada em 45%.

Entre os produtores baianos, a área só não será maior porque não há máquinas suficientes para acompanhar o aumento da produção. "Se tivéssemos mais estrutura, a maior parte da produção de soja seria transferida para algodão porque o preço está muito chamativo", diz o médio produtor Celito Missio. Mas é Minas Gerais o Estado que mais vai investir no aumento da área plantada, que sairá de 14,5 mil hectares para 27 mil, num aumento de 90%.

Na safra 09/10, que está terminando agora, o plantio ocupou 824 mil hectares. A próxima terá 1,17 milhão. "Será uma das maiores áreas que o Brasil já teve nos últimos anos - perderá apenas para 2004, quando o preço também estava muito bom", diz Haroldo Cunha, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). Segundo o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Algodão, Sérgio De Marco, 60% da safra de algodão do próximo ano já está vendida.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/112460/visualizar/