Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 27 de Dezembro de 2013 às 11:13

    Imprimir


A escassez de chuva dos últimos dias na região sul de Mato Grosso do Sul já está preocupando alguns produtores de soja. Muitas plantas secaram e outras estão com as folhas amareladas. O município de Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande, é um dos mais afetados pelo problema.



O agricultor Neri Decian é um dos que está apreensivo com a situação. Ele plantou 1.300 hectares com o grão em Dourados e acredita que em razão da falta de chuva já perdeu 50% da lavoura. O produtor diz que em 30 anos na região nunca viu um mês de dezembro tão seco e que não sabe o que fazer com os prejuízos que vai ter.


 
Nesta semana choveu na região, mas os 10 milímetros de precipitação, conforme Decian, não foram suficientes para resolver o problema em sua lavoura.


 
Outra propriedade no município que também está sofrendo com a estiagem é a do produtor Virgilio Mettifogo. Ele calcula que por conta da seca vai produzir, no mínimo, 30% menos do que o previsto na área. O agricultor diz que torce agora para que chova bastante na região nos próximos dias e consiga, pelo menos, pagar as contas, porque o lucro esperado não vai obter nesta safra.


 
Segundo o agrometeorologista da Embrapa Agropecuária Oeste, Carlos Ricardo Fietz, a maior parte das lavouras do estado está na fase de formação de vagens e florescimento e, por isso, as chuvas são indispensáveis. Ele comenta que a previsão é de chuva para os próximos dias, porém, a precipitação deve vir de forma rápida e localizada.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/1128/visualizar/