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Sexta - 22 de Outubro de 2010 às 09:50

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Duas secretarias municipais de Cuiabá foram visitadas hoje (21-10) à tarde pelo prefeito interino da Capital, Deucimar Silva, que deseja levantar um histórico pormenorizado de como as Pastas atuam e quais as principais dificuldades encontradas para que possam cumprir os serviços reivindicados pela população. Deucimar reafirmou que, após todas as visitas serem cumpridas, ele fará um relatório técnico para ser entregue ao prefeito Chico Galindo, na próxima semana, documento que conterá sugestões capazes de neutralizar alguns entraves observados na máquina e propiciar seu avanço a contento dos habitantes da cidade.

Inicialmente, Silva esteve na Secretaria de Educação, onde foi recebido pelo titular do órgão, Permínio Pinto, Julieta Domingues (adjunta) e Paulo César Vieira de Andrade (Fundo Único Municipal de Educação). Por quase duas horas, em reunião a portas fechadas, Deucimar foi inteirado a respeito dos programas educacionais em andamento e outros projetos que a SME pretende executar no Município. Ficou satisfeito com o que ouviu do secretário e dos assessores diretos:

"A educação em Cuiabá, em nível municipal, avançou notadamente. Observo que muito foi feito para aprimorar um ensino de qualidade, melhorias extensivas aos alunos, professores, demais integrantes do corpo administrativo e também à rede física. É de se elogiar a grande quantidade de escolas reformadas na atual gestão, o que significa mais salas de aula e condições dignas de trabalho aos profissionais da rede pública, inclusive no âmbito salarial".

O secretário Permínio Pinto discorreu sobre os entendimentos positivos que a Pasta tem fechado com o Sintep, representante dessa categoria. "Estamos em bom caminho, e quem ganha são os alunos e todos os trabalhadores da Educação, com reflexos diretos num aprendizado avançado. A SME tem muitos projetos de aperfeiçoamento e de expansão da sua capacidade operacional. Muitos deles se tornaram referência em outras unidades municipais, em função da sua diretriz objetiva e técnica, com garantia dos resultados almejados na fase de elaboração".

Deucimar também visitou a sede da Sanecap, no bairro Carumbé, sendo recebido pelo presidente Carlos Roberto da Costa e diretores Álvaro Luiz Alves (Técnico), Dejair Souza Soares (Comercial) e Frederico Campos (Administrativo e Financeiro). Foi detalhado ao prefeito interino etapas de serviços em andamento em Cuiabá, bem como o desejo da Companhia em instituir o Plano Municipal de Saneamento. Cilbene Lobão destacou que a validação desse projeto viria dar um suporte especial aos trabalhos prestados pela Sanecap no Município.

O presidente Carlos Roberto da Costa expôs ainda os altos encargos que a empresa quita mensalmente, em forma de tributos diretos diversos (rescisões contratuais, acordos trabalhistas, energia elétrica, etc.). "Este Plano Municipal de Saneamento é de fato muito importante, e deve inclusive ser discutido com toda a comunidade cuiabana, para que fique ciente da sua amplitude, dos benefícios que vai projetar quando for operacionalizado", afirmou.

Costa sublinhou que a Sanecap enfrenta perda de receita em função de outros compromissos, a exemplo da isenção de pagamento das tarifas de água para determinados imóveis (em sua maioria entidades), valores que se aproximam dos R$ 300 mil reais/mês. Citou ainda uma relação de bens patrimoniais inservíveis, mas que continuam a gerar despesas à Companhia. Com relação à isenção que muitos desfrutam na Capital, uma das propostas esboçadas pela Sanecap, não oficializada, é estipular um limite de metros cúbicos de consumo. "A partir daí, seria cobrada uma taxa acessível, justa", justifica.

Deucimar Silva encerrou o ciclo de visitas hoje na Seminfe - Secretaria de Infraestrutura de Cuiabá, órgão agora administrado pelo vereador licenciado Paulo Borges. Ele e o adjunto, Quidauguro Fonseca, receberam o prefeito interino, e trocaram ideias por mais de uma hora. Deucimar quis saber sobre a questão da coleta do lixo em Cuiabá, reclame maior da população, pontuou, mas o secretário Borges informou que isso estava resolvido. "É uma preocupação desfeita, pois dobramos o turno e a coisa tem funcionado bem. E queremos que continue assim".

A afirmação de Paulo Borges foi respaldada pela empresária Marilice Saldanha, da Delta, empresa responsável pela coleta de lixo emergencial. Ela explicou que esse serviço tem surtido efeito mais positivo a partir do momento em que o turno de trabalho foi dobrado, verificando-se continuidade na coleta, sem interrupção. "O caminhão nem tem sido lavado nos últimos dias, porque, no ato da chegada ao pátio, para troca de turno e abastecimento, já sai de imediato".






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