Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 19 de Outubro de 2010 às 17:33

    Imprimir


Pelo menos 80% dos líderes comunitários de Mato Grosso marcham com a presidenciável Dilma Rousseff (PT) na disputa pelo Palácio do Planalto, no segundo turno. O cálculo partiu do presidente da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), Édio Martins de Souza, com base em projeções de informações recebidas dos 50 maiores municípios do Estado. Nesta sexta-feira, a partir das 19hs, no auditório da Fiemtec – Avenida XV de Novembro, o movimento comunitário realiza o maior ato popular pró-Dilma, no segundo turno, em Mato Grosso.

Édio Martins destacou a lealdade dos comunitários em seguir o governador Silval Barbosa (PMDB), reeleito no primeiro turno para quatro anos de mandato no Palácio Paiaguás; e do ex-governador Blairo Maggi (PR) para o Senado da República, que apóiam Dilma à Presidência.

“Neste segundo turno da disputa pela Presidência da República, não tenho dúvidas de que pelo menos 80% dos líderes comunitários e de organizações sociais estão marchando com a ex-ministra Dilma Rousseff”, projeta Édio. Ele enaltece a humildade de Luiz Antônio Pagot, diretor geral do Denit e coordenador executivo do Movimento Supra-Partidário Pró Dilma em Mato Grosso, que sempre priorizou o diálogo com as bases. “Teve a humildade de chamar e ouvir as bases”, pondera o presidente da Ucamb.

Édio Martins observa que Mato Grosso está tendo a maturidade de entender que o Estado necessita – e muito – estar afinado politicamente com a União. Para reforçar, o presidente cita a tese dominante nos discursos de Silval: o presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer, é vice na chapa de Dilma e será o segundo homem da República, a partir de 2011.

O coordenador adjunto de Ação Polícia do Movimento Supra-Partidário Dilma Presidente em Mato Grosso, ex-prefeito Zeno Gonçalves, disse que Silval e Maggi estão confiantes de que a lealdade demonstrada pelo movimento comunitário e bases populares seja revertida em expressiva votação pró Dilma, como ocorreu no primeiro turno.

Apontado por quase 100 dirigentes de entidades como principal líder comunitário de Mato Grosso, na atualidade, Édio Martins de Souza observou que há necessidade de priorizar investimentos nas áreas de infra-estrutura e social, em Mato Grosso. Ele cita como crucial as obras da Grande Cuiabá em tratamento de água e esgotamento sanitário, às vésperas da Copa do Pantanal 2014, o que exige que haja uma forte aliança forte do governo do Estado com a Presidência da República.

“A questão é grave, em Cuiabá, especialmente em bairros distantes da área central, exigindo ação imediata do poder público”, aponta Édio Martins, citando falta de água, rede de esgoto, asfalto e saúde como questões urgentes.

O presidente da Ucamb, que foi coordenador comunitário da campanha vitoriosa à reeleição de Silval, afirma que as bases populares e organizações sociais continuarão sendo parceiras do governo de Mato Grosso. Todavia, advertiu que, no momento certo cobrará os investimentos do Estado, na Capital. “E vamos fazer isso com firmeza”, garante ele.

Édio Martins lembrou que um terço das emendas de Maggi e do deputado federal reeleito Eliene José Lima (PP) ao Orçamento Geral da União (OGU) de 2011 até 2014, serão destinadas para obras em Cuiabá, notadamente pavimentação asfáltica e saúde. Antes de apresentarem suas emendas, Maggi e Eliene vão se reunir com o movimento comunitário para discutir prioridades.

Para o líder comunitário, o fato de Cuiabá ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, aliada ao fato de a economia do Estado crescer 10% ao ano, tende a facilitar o acesso a recursos da União. “A Copa do Pantanal 2014, por si só, já assegura uma vasta gama de investimentos do governo federal e da iniciativa privada na Grande Cuiabá e outros municípios”, argumenta ele.

O presidente da União Varzeagrandense de Associações de Moradores de Bairros (Univab), Lázaro Nóbrega da Luz, também destacou a importância de as bases populares terem candidaturas vitoriosas. “Fica mais simples reivindicar melhorias para os nossos bairros”, explica Lázaro Nóbrega.

Blairo Maggi deixou uma mensagem pública agradecendo o movimento comunitário de Mato Grosso, na pessoa do líder Édio Martins, por sua vitória ao Senado da Republica, como um dos mais votados do Brasil. “É isso que nos faz admirar cada vez mais Blairo e dona Terezinha Maggi, que é madrinha do movimento comunitário”, pondera Martins de Souza.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/113170/visualizar/