Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 24 de Setembro de 2010 às 10:28

    Imprimir


A Embrapa Arroz e Feijão lançou mais três cultivares para várias áreas do país. Duas são do grupo carioca, a BRS Cometa e a BRS Estilo, e uma é do grupo feijão preto, a BRS Esplendor. A principal característica das cultivares é o porte ereto que facilita a colheita mecanizada e o tratamento de pragas e doenças. A BRS Cometa é precoce, com ciclo mais curto de 10 dias, e a BRS Esplendor apresenta resistência intermediária ao fusarium, antracnose, crestamento bacteriano e ferrugem.

— As principais características delas são o alto potencial produtivo e a arquitetura de planta ereta que é uma tendência para o feijão porque permite a colheita mecânica direta, que são as colhedoras axiais. Todas elas abrangem as cinco regiões do território nacional. Ela são recomendadas para Goiás, Distrito Federal, Região Sul, São Paulo, Sergipe, Pernambuco, Tocantins. Mas o zoneamento agroclimático pode ser consultado no site da Embrapa Arroz e Feijão — explica Rosilene Chaves, analista de marketing e negócios da Embrapa Arroz e Feijão.

Outra vantagem das novas cultivares é o bom desempenho produtivo nos experimentos feitos em 129 diferentes áreas espalhadas pelo país. O potencial dos feijões do grupo carioca fiou em torno de 4 toneladas por hectare, superior à Pérola, que atualmente é a mais plantada do grupo e o feijão preto alcançou produtividade de 4.200 por hectare. Porém, a pesquisadora alerta que as condições dos experimentos muitas vezes são melhores do que as encontradas pelos produtores em suas propriedades. Todas as três novas cultivares são recomendadas para as três safras – das águas, da seca e de inverno – mas esta indicação depende muito de cada local, por isso é preciso consultar o zoneamento disponível na Embrapa Arroz e Feijão. Os interessados podem acessar o site  http://www.cnpaf.embrapa.br/ ou o telefone (62) 3533-2110.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/114284/visualizar/